Cuiabá, quarta-feira, 15/05/2024
13:01:25
informe o texto

Notícias / Política

02/06/2023 às 07:03

Dilemário apresenta Moção de Solidariedade à jornalista cuiabana agredida enquanto trabalhava

Vereador usou a a tribuna da Câmara de Cuiabá, nessa quinta, para comentar o caso

Leiagora

Dilemário apresenta Moção de Solidariedade à jornalista cuiabana agredida enquanto trabalhava

Foto: Assessoria

O vereador Dilemário Alencar (Podemos) usou a tribuna da Câmara de Cuiabá, nessa quinta-feira (1º),  para fazer uma manifestação pública de solidariedade à jornalista cuiabana Delis Ortiz da rede Globo, que foi covardemente agredida quando do exercício da sua profissão no Palácio do Itamaraty.  

Em entrevista ao canal de notícias Globo News, Delis revela que ela levou uma braçada no pescoço de um segurança do presidente da Venezuela e soco no peito por um segurança recrutado pelo Gabinete Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), quando fazia a cobertura de uma coletiva de imprensa do presidente venezuelano Nicolás Maduro. 

“Quero na tribuna desta Casa de Leis, através da moção que hora apresento manifestar solidariedade à jornalista Delis Ortiz e repudiar as agressões sofridas por ela. A Delis nasceu em nossa cidade, morou na Rua Marechal Floriano Peixoto e estudou na Escola Técnica Federal. Diante dessa covarde agressão, não podemos deixar de defender os direitos e garantias fundamentais insculpidos na nossa Constituição Federal, em especial da liberdade de imprensa. Impedir ou limitar o exercício de jornalistas é uma agressão contra toda a sociedade brasileira”, disse o vereador Dilemário. 

Quem é Delis Ortiz          

Nascida em Cuiabá no dia 5 de julho de 1963, Delis Ortiz trabalhou como correspondente internacional da TV Globo em Buenos Aires de 2011 a 2015 e, a partir de 2016, voltou a atuar como repórter em Brasília.   
 
Antes de se tornar correspondente internacional, a Delis Ortiz era uma das principais repórteres da TV Globo cobrindo notícias políticas em Brasília para o Jornal Nacional.  Durante esse período, era comum vê-la apresentando o Bom Dia Brasil em Brasília.  
 
Ao longo de sua carreira, Delis Ortiz recebeu reconhecimento e prêmios por seu trabalho jornalístico. Em 2005, foi uma das vencedoras do VII Prêmio Embratel pela reportagem "Abuso Sexual Infantil", produzida para o Globo Repórter. Em 2008 foi indicada ao “Troféu Mulher Imprensa” na categoria “Repórter de Telejornal.” 
 
Delis Ortiz é mãe de duas filhas, Brenda e Bianca, e é membro da Igreja Presbiteriana do Planalto, em Brasília. 

 
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet