Cuiabá, domingo, 28/04/2024
21:58:14
informe o texto

Notícias / Geral

03/06/2023 às 15:18

MT Ciências apresenta experimentos científicos a mais de 1,8 mil alunos em Nova Mutum

Com diversas ações gratuitas, a carreta de experiências científicas permaneceu na cidade do dia 30 de maio a 2 de junho

Leiagora

MT Ciências apresenta experimentos científicos a mais de 1,8 mil alunos em Nova Mutum

Foto: MT Ciências

A carreta do MT Ciências (Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso) recebeu, em sua passagem pelo município de Nova Mutum (240 km de Cuiabá), mais de 1,8 mil estudantes das escolas municipais e estaduais, entre os dias 30 de maio e 2 de junho.

Durante a ação, realizada em parceria entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e a Secretaria Desenvolvimento Econômico, os alunos puderam participar de experimentos interativos e contemplar a Sala de Tecnologia e Inovação com óculos de realidade virtual e planetário digital. Os estudantes ainda foram convidados a conhecer mais sobre a ciência que cerca o cotidiano. 

A ação faz parte de um dos pilares da Seciteci, que se traduz na popularização das ciências em todas as regiões do estado. De acordo com o coordenador do projeto, Marcos Natanael Silva de Andrade, a passagem da carreta do MT Ciências proporciona vivências lúdicas e didáticas para estudantes e também à população geral. 

“Possibilitamos uma vivência diferenciada, de forma lúdica e didática, uma vez que levamos à população escolar, e à comunidade, um despertar para a ciência por meio de vários experimentos científicos. Isso desperta no coração das crianças e adolescentes a motivação para aprender um pouco mais sobre ciência", destacou o coordenador.

Tiveram acesso gratuito à exposição de experimentos os alunos das escolas Estadual Militar Coronel Celso Henrique, Escola Estadual José Aparecido Ribeiro, Escola Municipal 4 de Julho, CMEBI Lúcia Faccio Tasca e Escola Municipal Caminhos do Saber. A programação contou ainda com a visita de estudantes do Centro Social Marton Lucca, Escola Estadual Padre Johannes Berthold Henning, Escola Estadual Rui Barbosa, e a Escola Estadual Virgilio Correa Filho. Ainda, cerca de outras 200 pessoas, entre professores, servidores e população, também puderam conhecer o espaço.

O circuito do MT Ciências também conta com experiências com microscópios, espelhos côncavos e convexos, câmaras escuras e o modelo de olho, vórtex e globos de plasma. Os visitantes puderam presenciar experimentos de ilusões de óptica, anamorfose, além de um gerador Van de Graaff – que produz energia eletrostática e deixa os cabelos arrepiados.

Nas próximas semanas, a carreta segue viajando pelo estado, chegando em municípios como Juína, Lucas do Rio Verde e Araguaína. Toda a programação é divulgada previamente pelas redes sociais do MT Ciências. Para acompanhar, clique aqui. 

Sobre o projeto 

O MT Ciências é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, realizado pela Seciteci, em convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). As ações itinerantes têm como objetivo levar para os 141 municípios conhecimentos importantes que cercam a ciência e mobilizam o cotidiano das pessoas.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet