Cuiabá, quarta-feira, 15/05/2024
13:24:53
informe o texto

Notícias / Política

08/06/2023 às 14:00

‘Lamentável’, diz Mauro sobre Cuiabá ser o único município a não aderir ao Alfabetiza MT

Para o governador, quem mais perde com tudo isso são as crianças que não têm acesso aos instrumentos tecnológicos de melhoramento da leitura e de técnicas em matemática

Da redação - Paulo Henrique Fanaia / Da reportagem local - Jardel P. Arruda

‘Lamentável’, diz Mauro sobre Cuiabá ser o único município a não aderir ao Alfabetiza MT

Foto: Jardel P. Arruda / Leiagora

Mesmo comemorando os bons números do programa Alfabetiza MT, o governador Mauro Mendes (União) lamentou que Cuiabá é a única cidade do estado de Mato Grosso que até agora não aderiu ao programa que visa fomentar a educação nos primeiros anos de aprendizagem. Para o governador, quem mais perde com tudo isso são as crianças que não têm acesso aos instrumentos tecnológicos de melhoramento da leitura e de técnicas em matemática.
 
“Nós estamos felizes porque 140 municípios aderiram ao Alfabetiza MT. Lamentavelmente só um não aderiu e hoje nós estamos registrando uma melhoria muito importante dos indicadores de qualidade desses alunos. Nos foi mostrado já nesse primeiro ano, então eu estou feliz pelos resultados, estou feliz porque a educação de Mato Grosso com esses anos iniciais melhorando na mão do município, nos anos finais do sexto ano em diante e até o ensino médio nós vamos, seguramente nos próximos anos, atingir os resultados planejados. Infelizmente Cuiabá não aderiu, é lamentável. As crianças do nosso município provavelmente vão perder muito por não estarem jogando esse jogo, que é o jogo da competição, da qualidade, que pode trazer bons resultado para as crianças”, diz o governador.
 
Nessa terça-feira (6), o governador participou da entrega da premiação do Alfabetiza MT para 200 escolas municipais e estaduais de 54 municípios. Participaram dessa edição 5.331 estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, de 1.023 escolas, nos 140 municípios que aderiram ao Alfabetiza MT e que realizaram a avaliação somativa do Avalia MT, ocorrida de 20 a 25 de novembro de 2022.  Também foram reconhecidos os 15 professores que mais alfabetizaram com equidade em cada uma das Diretorias Regionais de Educação.
 
No total, foram pagos R$ 8,2 milhões em prêmios por resultado para as escolas com o melhor desempenho na alfabetização. Os recursos serão usados para melhorias nas próprias unidades. Já os 15 professores que melhora alfabetizaram, além da medalha, ganharam uma viagem de quatro dias para a cidade de Sobral, no Ceará.
 
Na premiação, todas as regiões do estado foram contempladas, exceto Cuiabá. Isso, porque a Capital não participa do programa estadual com escolas municipais. Este é mais um reflexo da briga entre o governador e o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
  
O Programa Alfabetiza MT visa o fortalecimento do Regime de Colaboração entre o Estado e os municípios, com ênfase na alfabetização das crianças até o 2° ano do Ensino Fundamental.
 
Estruturado em oito componentes e 26 macro ações, o programa tem por objetivo a transformação do contexto do Estado, sobretudo na fase da alfabetização, fortalecendo a gestão escolar, capacitando os docentes, avaliando o desempenho dos estudantes e gerando incentivos às escolas.

O diferencial deste ano é o Material Didático Complementar (MDC), atualizado e distribuído para todos os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet