Cuiabá, domingo, 28/04/2024
18:49:10
informe o texto

Notícias / Geral

07/06/2023 às 10:58

Mães denunciam falta de professor há mais de 10 dias em escola de Cuiabá

Seduc informou que uma nova professora foi enviada à escola na manhã desta quarta

Paulo Henrique Fanaia e Luíza Vieira

Mães denunciam falta de professor há mais de 10 dias em escola de Cuiabá

Foto: Reprodução Facebook

Cerca de 27 alunos do segundo ano do ensino fundamental matutino estão sem aulas desde o dia 24 maio na Escola Estadual Rodolfo Augusto Trechaud e Curvo, localizada no bairro Residencial Paiáguas, em Cuiabá. A denúncia foi feita pelas mães das crianças ao Leiagora.

De acordo com os relatos, a professora que dá aula para as crianças está de atestado médico, mas até o momento a Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) não conseguiu substituir a educadora.
 
A mãe do pequeno Theo, de apenas 7 anos, Stefany Kelly Cruz Medeiros, conta que as informações estão sendo repassadas aos pais pela coordenação da escola apenas por um grupo de Whatsapp. Segundo ela, não houve nenhuma reunião para informar sobre o afastamento da professora e a informação da suspensão das aulas foi repassada pelo grupo de mensagens.

As mães já acionaram o Conselho Tutelar, mas até o momento nenhuma medida foi tomada.
 
“Desde o dia 24 de maio, as crianças estão sem aula. Não teve nenhuma reunião, não teve nada, a única coisa que é dita é uma mensagem em grupo da coordenadora. Eu acionei o Conselho Tutelar. Porque se o meu filho falta aula cinco dias consecutivos, eu sou chamada pelo Conselho Tutelar. Não mandam nenhuma mensagem no grupo falando a tarefa que é para fazer”, relata Stefany.
 
A mãe de Theo conta que também já procurou a Seduc várias vezes, porém a secretaria pede que ela faça uma denúncia via e-mail e informa que a resposta pode sair em 15 dias, podendo ser estendido para mais 15, caso necessário.

A falta de solução aumenta ainda mais o medo das mães, haja vista que as férias do mês de julho estão próximas. Por enquanto, a família tem que se desdobrar para cuidar do garoto durante o dia. Às vezes, Stefany e o marido levam Theo para os respectivos serviços. Nos outros dias, o irmão mais velho do garoto, um menino de 13 anos, fica em casa cuidando do irmãozinho.
  
O Leiagora conversou com outras mães de alunos que são colegas de classe do pequeno Theo e todas relataram o mesmo problema.
 
A reportagem entrou em contato com a coordenadora da EE Rodolfo Augusto T. Curvo, Renata Fonseca, e ela informou que no momento não poderia falar ao telefone no momento. O espaço seguirá aberto para manifestações.
 
Já a Secretaria de Educação do Estado informou que uma nova professora foi enviada à escola na manhã desta quarta e que as aulas serão repostas sem prejuízos aos alunos.

Sobre a demora de 11 dias para substituir a professora, a Seduc explicou que “como o período de substituição era curto, muitos professores substitutos recusaram. Não se interessam por uma semana ou duas de aulas e ficam esperando uma oportunidade por um período mais longo de aulas. Neste caso, a Diretoria Regional de Educação vai convocando os próximos profissionais da lista até que um aceite”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet