Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
23:04:49
informe o texto

Notícias / Política

12/06/2023 às 07:33

Senadora afirma que reforma tributária está sendo criada para beneficiar Sul e Sudeste

Com forte ligação com setor industrial, Buzetti prevê industrias saindo de MT

Da Redação - Jardel P. Arruda/ Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

Senadora afirma que reforma tributária está sendo criada para beneficiar Sul e Sudeste

Foto: Jad laranjeira

Com forte ligação com o setor industrial, a senadora Margareth Buzetti (PSD) afirma a reforma tributária nos modelos como tem sido discutida atualmente pelo governo federal vai desindustrializar o estados produtores, como Mato Grosso, e beneficiar somente o Sul e Sudeste.

A proposta debatida atualmente prevê
 a criação de um imposto sobre consumo para substituir o imposto sobre circulação de mercadorias e serviço (icms) e acabando com incentivo fiscal. Contudo, nenhum texto oficial foi apresentado ainda pelo governo federal.

“Uma fábrica de borracha vai estar no Centro-Oeste? Uma fábrica de tintas vai estar aqui em Cuiabá? Uma fábrica de transformadores? Sendo que o consumo está em outro lugar, a logística é melhor em outro lugar”, disse a senadora, na semana passada, em Cuiabá, a respeito do fim das políticas de incentivo fiscal.

Como Mato Grosso está mais distante dos grandes centros de consumo e tem maiores desafios logísticos, a tendência é que indústrias se mudem daqui para Sul, Sudeste e Nordeste, onde há maior concentração de consumidores e, consequentemente, menos desafios logísticos para entrega do produto ao mercado.

Outro ponto que prejudica Mato Grosso é a criação do imposto sobre consumo, que concentra arrecadação nos estados mais populosos, portante, novamente, para Sul e Sudeste. “O imposto vai onde tem consumo. Não tem lógica. Essa reforma é pro Sul e Sudeste. Desculpe, mas sou contra e vou debater até o fim defendendo Mato Grosso”, disse.

Ela ainda garantiu que irá travar debates e promover alterações na reforma tributária na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado caso a proposta chegue da forma na casa revisora do Congresso Nacional.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet