Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
00:09:10
informe o texto

Notícias / Política

16/06/2023 às 17:01

Furto de energia: Secretaria de Segurança vai fechar cerco contra fraudadores em Mato Grosso

Governo e Energisa firmam parceria para operações contra quem faz e quem oferta serviços de ligação clandestina

Leiagora

Furto de energia: Secretaria de Segurança vai fechar cerco contra fraudadores em Mato Grosso

Foto: Divulgação

O cerco contra as fraudes no consumo de energia vai ser ainda mais forte em Mato Grosso. Serviços de inteligência da Secretaria de Segurança Pública e da Energisa iniciaram uma força-tarefa para troca de informações e operações conjuntas em Mato Grosso. Os detalhes da parceria foram fechados nesta semana em reunião coordenada pelo secretário de segurança, Coronel César Augusto de Camargo Roveri, e o diretor-técnico e comercial da Energisa, Fabrício Sampaio Medeiros.
 
“Nós já sabemos que há comércios entre grandes e pequenos, indústrias, gente oferecendo serviço clandestino e ocorrências no campo e na cidade. Por isso, essa ação conjunta com a Energisa vai ser importante. Quem burla sistemas de energia comete um furto qualificado, com fraude e sonegação. O estado perde arrecadação e nós não podemos conviver com isso. As forças de segurança vão atuar em todo o estado,” citou o secretário de Segurança.
 
Para se ter uma ideia, entre 2022 e este ano, estima-se que Mato Grosso perdeu mais de R$ 150 milhões em impostos. O volume que deixou de ser pago em tributos daria para construir, pelo menos, 30 escolas novas.
 
“A arrecadação dos tributos é feita por meio do consumo de energia. Se a pessoa burla o sistema para registrar um consumo menor, ele deixa então de pagar o ICMS, por exemplo. Agora é importante destacar que o nosso povo é honesto. Essa prática é cometida por uma minoria, que está tentando se dar bem atrapalhando toda a sociedade,” explicou o diretor-técnico da Energisa, Fabrício Sampaio Medeiros.
 
Dez pessoas foram presas por fraudes e furto de energia em Mato Grosso neste ano. Havendo a caracterização do crime qualificado, a pena varia entre quatro e dez anos de prisão, multa e o pagamento do valor relativo ao consumo furtado de energia.
 
Como denunciar fraudes

 A Energisa tem um centro de inteligência contra fraudes montado pela empresa, que usa dados de consumo, pesquisa e denúncias para fazer a checagem nas cidades da área de concessão da companhia. Casos suspeitos podem ser denunciados de forma anônima pelo 0800 646 4196 (ligação gratuita), em uma das agências de atendimento, na assistente virtual Gisa (opção 15), ou no site da Energisa.

 
Da assessoria
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet