Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
20:43:11
informe o texto

Notícias / Política

19/06/2023 às 08:01

Em leitura política de Abílio, Edna não será cassada para não prejudicar colegas da mesma federação

Questões políticas e da própria conduta de vereadores podem interferir na decisão

Luíza Vieira

Em leitura política de Abílio, Edna não será cassada para não prejudicar colegas da mesma federação

Foto: Emily Cassim

O deputado federal Abílio Brunini (PL) fez uma leitura política do porquê a vereadora Edna Sampaio (PT) pode não ser cassada na Câmara Municipal de Cuiabá, após denúncia de envolvimento em suposto esquema de rachadinha. Para o parlamentar, a cassação da petista implica diretamente na composição da chapa da Federação Brasil da Esperança (PV, PT, PCdoB) para 2024.

“Eu acho que no caso da Edna não vai acontecer nada. Primeiro porque a Edna é uma candidata na chapa feminina do PT, PV, Brasil da Esperança. Dentro do PV tem o Mário Nadaf, Paulo Henrique, né? Então, eu acredito que a Edna é peça fundamental na chapa deles. Se a Edna deixar de ser candidata à vereadora, deixando a reeleição, vai prejudicar muito a construção de chapa de reeleição do próprio Mário Nadaf, do próprio Paulo Henrique. Que são lideranças ligadas ao Stopa, inclusive do grupo político deles. Então, eu acho que cassar a Edna pode prejudicá-los no processo de reeleição, não só da Edna, como dos demais vereadores. Isso é uma opinião política, não é uma opinião técnica", reforçou o parlamentar. 

A Federação Brasil da Esperança é formada por três partidos políticos, PT, PCdoB e PV. Na Casa de Leis cuiabana há o vereador Paulo Henrique (PV), Mário Nadaf (PV) e Marcus Brito (PV). Somado a isso, o até então pré-candidato do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) à disputa pelo Alencastro no ano que vem é seu vice, José Roberto Stopa (PV). Vale destacar que o movimento ‘pinheirismo’ tem grande apelo na Câmara, independentemente da condição partidária.

Para Abílio, além de questões eleitorais, outros fatores podem interferir na decisão dos vereadores, como a própria conduta na Casa. Cassar a vereadora poderia abrir margem para outras denúncias contra eles próprios.  

“Além disso, cassar a Edna vai dar um problema político interno também, será que nenhum outro vereador faz a mesma coisa? Será que nenhum outro vereador passa por um processo semelhante? Será que nenhum outro vereador poderia ter uma denúncia como esta?” questiona o deputado, que por sinal é oposição à petista e crítico à muitas das bandeiras da vereadora.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet