Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
19:14:40
informe o texto

Notícias / Geral

23/06/2023 às 08:01

Estudantes revelam que IP de responsável por fraudar inscrições do Sisu foi identificado pela UFMT

A situação foi divulgada exclusivamente pelo Leiagora após uma denúncia feita pelos universitários

Gabriella Arantes

Estudantes revelam que IP de responsável por fraudar inscrições do Sisu foi identificado pela UFMT

Foto: Divulgação

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) identificou o Protocolo de Internet (IP) do responsável por fraudar a lista de aprovados da segunda chamada das vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).  Conforme os acadêmicos, a informação foi repassada pela universidade na manhã desta quinta-feira (22). 

A situação foi divulgada exclusivamente pelo Leiagora após uma denúncia feita pelos universitários. Eles relataram que houve vários casos de pessoas que alegaram não ter feito a inscrição, mas que surgiram como aprovados e com nomes na lista.  

“De todo modo eles entraram em contato para informar isso, que eles vão arrumar. Que realmente eles já identificaram o IP da pessoa que fez isso e foi tudo o mesmo IP. Então alguém pegou e fez uma sacanagem”, disse a estudante. 

Ainda conforme os denunciantes, a UFMT informou que vai corrigir o resultado do processo seletivo. O Leiagora entrou em contato com a universidade para saber sobre quando isso deve ocorrer e se outra seleção será aplicada. No entanto, a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) não respondeu os questionamentos e anunciou que está fazendo a adoção de todas as providências cabíveis para apurar as denúncias relacionadas ao processo seletivo de vagas remanescentes e os devidos encaminhamentos.

Confira a nota na íntegra:

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), reitera a adoção de todas as providências cabíveis para apurar as denúncias relacionadas ao processo seletivo de vagas remanescentes e os devidos encaminhamentos.

Entenda o caso

A equipe do Leiagora foi procurada por estudantes do curso de medicina, que relataram que houve vários casos de pessoas que alegaram não ter feito a inscrição, mas que foram aprovados e seus nomes constam na lista. 
 
“O que aconteceu foi que só tinham duas vagas para medicina em ampla concorrência, então as pessoas ficam de olho. Vieram me contar, printaram lá na lista e eu fui conferir: as duas pessoas que constam aprovadas, são duas pessoas que não se inscreveram. Os três primeiros colocados, dos dois que estão aprovados na lista e o primeiro da lista da próxima chamada, são pessoas que não se inscreveram e que são influencers de estudo”, disse a aluna, que preferiu não ser identificada. 

Na internet, os influencers disseram através de postagens que alguém fez  a inscrição por eles no processo seletivo, mesmo sem eles terem interesse em cursar medicina na UFMT. “Eles são pessoas públicas, um deles se chama Umberto Marino, ele é um professor, ele é professor de matemática, que vende cursos, mas que no momento está na Austrália. E não se inscreveu e não pensa em fazer faculdade. A pessoa que passou em segundo lugar se chama Gabriela Favilla, ela inclusive passou para medicina na última edição das vagas remanescentes /2, começou o curso junto comigo, mas ela acabou passando na UFMG que é o estado dela, está cursando lá e também não se inscreveu. E a terceira pessoa da lista é o Vinicius de Oliveira, que é namorado dessa Gabriella e ele já cursa medicina na UFMT”, contou a denunciante. 

Conforme os alunos, a inscrição das vagas remanescentes é bem simples. Ela é feita utilizando somente o CPF do candidato, não é necessário cadastrar outros documentos pessoais. O que facilita as fraudes. 

“São vários casos e são pessoas que são famosas no meio dos estudos, ou seja, pessoas públicas. E o CPF delas é facilmente encontrado no Google se você pesquisar. [...] Então você pode digitar seu CPF, escolher qual curso pretende cursar e qual é o tipo de vaga, se é Ampla Concorrência ou cota. E só, você confirma, recebe o comprovante da sua inscrição e está feito. Se a pessoa tiver o CPF de qualquer pessoa, ela pode inscrever quantos quiser”.

De acordo com os alunos, o fato não ocorreu somente no curso de medicina. “Aparentemente, alguém mal intencionado entrou na página e fez inscrição para várias pessoas. [...] Eu tô imaginando que só uma pessoa que fez isso, porque aconteceu generalizado, aconteceu em outros cursos também, não somente em medicina”. 

Outro caso reportado pelos acadêmicos é de pessoas que se inscreveram para cursos através de cota, mas quando o documento de aprovados foi divulgado, os nomes estavam constando na lista de Ampla Concorrência, mesmo tendo escolhido cota e comprovante de inscrição.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet