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Notícias / Política

03/07/2023 às 14:25

Emanuel ignora obras do BRT e diz que novo modal 'ainda não é uma realidade'

Apesar da alfinetada, nesta manhã o gestor da Capital entregou 42 novos ônibus adaptáveis ao BRT

Renan Marcel

Emanuel ignora obras do BRT e diz que novo modal 'ainda não é uma realidade'

Prefeito da capital mato-grossense defende o Veículo Leve sobre Trilhos

Foto: Luiz Alves/Secom

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), prefere seguir ignorando que as obras do Bus Rapid Transit (BRT), projeto do governo estadual, estão prestes a serem iniciadas na capital e diz que “o BRT ainda não é uma realidade”. Apesar disso, na manhã desta segunda-feira (3) o gestor entregou 42 novos ônibus adaptáveis ao novo modal de transporte, pois os coletivos têm portas para os dois lados.

“Os projetos sequer foram apresentados e aquela carta de intenção foi indeferida pelos técnicos da Prefeitura de Cuiabá. Mas, independente disso, os ônibus, a maioria deles, têm duas portas exatamente para contemplar aquilo que for decidido e que for melhor para a população. Uma coisa não interfere na outra”, comentou à imprensa. 

Mesmo seguindo na posição de defensor ferrenho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), pelo qual travou uma batalha judicial e sofreu consecutivas derrotas, o prefeito aponta que o fato de os novos ônibus possuírem portas para os dois lados viabiliza a implantação do modal de transporte intermunicipal, evitando prejuízos. 

Cada ônibus tem custo de R$ 540 mil e a previsão do emedebista é completar a troca das unidades até o final do mandato, em 2024. Com entrega de hoje, o objetivo da prefeitura é fazer com que, neste ano, Cuiabá seja uma das três capitais do país com 75% da frota com ar condicionado. Em 2021, foram entregue 144 ônibus novos, também com portas voltadas para os dois lados.

As obras do BRT já começaram em Várzea Grande e a gestão de Mauro Mendes (União) pretende começar os trabalhos na capital neste semestre, com autorização da Justiça.

Em Cuiabá, o único local que foi colocado trilhos é na Avenida Fernando Corrêa, no viaduto da UFMT. Neste contexto, é possível que a obra, ao ser iniciada, provoque transtornos no trânsito da região.

Em Várzea Grande, a retirada dos trilhos do VLT foi realizada no período da noite, mas Mauro não informou se a mesma medida será adotada na capital. No momento, as obras seguem pela Avenida da FEB, em Várzea Grande, para o aumento da pista do corredor de ônibus.

A ordem de serviço para início das obras foi dada em agosto do ano passado e o valor do contrato é de R$ 468.031.500,00, com previsão de obra de 30 meses. Sendo assim, a previsão de entrega é de dezembro de 2024. 

 
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