Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
13:07:10
informe o texto

Notícias / Política

08/07/2023 às 17:02

Câmara de Cuiabá pode criar duas novas vagas de vereadores para a próxima legislatura

Na visão dos vereadores, essa seria uma maneira de aumentar as chances de permanecer no Legislativo cuiabano na próxima legislatura, tendo em vista que os 25 parlamentares devem buscar a reeleição no pleito de 2024

Alline Marques

Câmara de Cuiabá pode criar duas novas vagas de vereadores para a próxima legislatura

Foto: Câmara de Cuiabá

A possibilidade de criar mais duas vagas de vereadores na Câmara de Cuiabá para a próxima legislatura está ganhando força no Parlamento municipal. Preocupados com a reeleição, os parlamentares tem apoiado a iniciativa, que vem sendo analisada pela Mesa Diretora da Casa de Leis.

Na visão dos vereadores, essa seria uma maneira de aumentar as chances de permanecer no Legislativo cuiabano na próxima legislatura, tendo em vista que os 25 parlamentares devem buscar a reeleição no pleito de 2024.

Acontece que essa alteração na Lei Orgânica do Município precisa ser aprovada até o final deste ano, pois a eleição municipal já no próximo ano.

A articulação está por conta do vereador Chico 2000 (PL), presidente da Casa de Leis. Segundo ele, diversos parlamentares já demonstraram apoio. “Já fiz algumas conversas não oficiais e tenho observado uma adesão bastante positiva”, revelou.

A possibilidade passou a ser ventilada após a divulgação do censo de 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (UBGE).

O levantamento apontou que Cuiabá tem 650.912 pessoas, o que dá margem para a criação de duas novas vagas na Câmara de Vereadores, uma vez que a Constituição Federal estabelece que cidades entre 600 e 750 mil moradores podem ter até 27 vereadores.

A última vez que o Parlamento municipal aumentou o número de cadeiras foi em setembro de 2011, passando de 19 para 25. As vagas foram preenchidas em janeiro de 2013, com a posse dos vereadores eleitos no ano anterior.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet