Cuiabá, terça-feira, 21/05/2024
01:48:04
informe o texto

Notícias / Política

14/07/2023 às 10:25

SEM PAPAS NA LÍNGUA

‘Para onde estava indo o dinheiro da Saúde?’, indaga Mauro ao revelar que não há aporte estadual para intervenção em Cuiabá

Declaração ocorreu na entrega da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Leblon, realizada na quinta-feira (13)

Da Redação - Eduarda Fernandes / Reportagem Local - Jardel P. Arruda

‘Para onde estava indo o dinheiro da Saúde?’, indaga Mauro ao revelar que não há aporte estadual para intervenção em Cuiabá

Foto: Mayke Toscano/SecomMT

Ao destacar que não houve aporte do Estado para impulsionar a intervenção estadual na Saúde de Cuiabá, o governador Mauro Mendes (União) lançou um duro questionamento durante discurso na solenidade de entrega da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Leblon, realizada nessa quinta-feira (13).

“E o que é pior, senhores vereadores, o orçamento é o mesmo. Não estou aportando dinheiro do estado, não. O que é pior porque é uma vergonha. Então, para onde estava indo o dinheiro da Saúde? Não é à toa que teve 16 operações policiais na Prefeitura de Cuiabá e a maioria delas na Secretaria de Saúde”, enfatizou.

As obras de construção da UPA Leblon foram iniciadas na gestão de Mendes enquanto prefeito de Cuiabá, em 2016. Pinheiro deu continuidade à obra quando assumiu o Palácio Alencastro, no ano seguinte, e pretendia entregar a unidade de saúde em dezembro do ano passado, mas não cumpriu o cronograma.

No início deste ano, a saúde da Capital passou para o comando do Estado por decisão do Judiciário de Mato Grosso, que decretou intervenção na saúde do município. Inicialmente, a intervenção deveria durar 90 dias, mas o Tribunal de Justiça garantiu a prorrogação da medida até 31 de dezembro deste ano para que a equipe interventora possa dar continuidade a ações estruturais necessárias nas unidades da Capital.


Para onde estava indo o dinheiro da Saúde? Não é à toa que teve 16 operações na prefeitura e a maioria delas na Secretaria de Saúde


A gestão Emanuel alega que a construção da UPA Leblon foi retomada pela prefeitura durante a atual administração municipal e praticamente concluída no final de 2022, com 99% da obra finalizada, restando apenas alguns pequenos detalhes para sua total conclusão. 

O governo estadual, por sua vez, afirma que quando a intervenção assumiu o comando da Saúde de Cuiabá a obra estava com várias irregularidades, como infiltrações. Mauro Mendes chegou a visitar as obras da unidade de saúde junto com a equipe de intervenção e solicitou algumas alterações, uma vez que a determinação era que o padrão da UPA fosse o mesmo das unidades de saúde estaduais.

Ainda na entrega da UPA, Mauro Mendes pediu ao Ministério Público que continue cumprindo o papel de fiscalizar, “e pegar aqueles que usam incorretamente o dinheiro público, principalmente o dinheiro da Saúde”.

Nas operações citadas pelo governador, secretários chegaram a ser presos e e os supostos esquemas investigados revelam fraudes em licitações da Saúde, corrupção em contratações de funcionários da secretaria, desvio de dinheiro na compra de medicamentos contra a covid-19, superfaturamento na compra de remédios para covid-19, desvios na contratação de leitos para covid-19, desvio de recursos públicos, entre outras irregularidades.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet