Cuiabá, quinta-feira, 16/05/2024
11:00:05
informe o texto

Notícias / Política

21/07/2023 às 17:43

EQUIPAMENTO SEM RESOLUÇÃO

Câmeras internas do Senado não confirmam fala transfóbica de Abílio

Imagens e áudio do deputado capturados na CPI do 8/1 não têm resolução suficiente para provar transfobia contra Erika Hilton

Leiagora

Câmeras internas do Senado não confirmam fala transfóbica de Abílio

Foto: Divulgação

Laudo da Polícia do Senado aponta que as imagens do sistema de segurança eletrônica da Casa não cumprem os requisitos de resolução e nitidez para correta detecção das estruturas faciais do deputado Abílio Brunini (PL-MT), assim como não registram ou armazenam sinal de áudio, impossibilitando análises relacionadas à voz e à fala do parlamentar, acusado de transfobia contra a deputada Erika Hilton (PSol-SP).

O Metrópoles teve acesso ao laudo, que ainda está sob sigilo, das imagens feitas na sessão da CPI dos atos golpistas, durante a oitiva do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL) tenente-coronel Mauro Cid, no dia 11/7.

Durante a sessão, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) disse que Brunini foi “homofóbico”: enquanto a deputada Erika Hilton (PSol-SP) falava, Brunini teria dito que ela estava “oferecendo serviços”. Após as discussões, o presidente da CPI, Arthur Maia (União-BA), informou que o caso seria investigado.

As imagens registradas pela TV Senado não mostram Brunini. Quanto à faixa de áudio armazenada no mesmo arquivo de mídia, após tratamento, constatou-se fragmento de fala que se assemelha aos termos “tem serviço”, porém de entendimento duvidoso, podendo variar conforme a compreensão de cada ouvinte.

Além disso, de acordo com o documento, considerando a baixa qualidade acústica do fragmento, bem como a reduzida quantidade líquida de voz, o material questionado resultou inadequado para realização de transcrição fonética.

No dia da sessão, Erika Hilton acionou o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados contra o deputado, afirmando ter sido alvo de transfobia durante sessão da CPI. A deputada chegou a pedir a cassação do mandato do colega.


 
Metrópoles
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet