Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
03:05:42
informe o texto

Notícias / Geral

22/07/2023 às 15:28

SAÚDE DO BEBÊ

Prefeitura de Sinop reforça que teste da linguinha em bebês é ofertado na rede pública de saúde

O teste da linguinha é um dos exames mais importantes nos primeiros meses de vida de um bebê

Leiagora

Prefeitura de Sinop reforça que teste da linguinha em bebês é ofertado na rede pública de saúde

Foto: Prefeitura de Sinop

O teste da linguinha é um dos exames mais importantes nos primeiros meses de vida de um bebê, e tem como objetivo detectar a anquiloglossia no recém-nascido. A anquiloglossia caracteriza-se por um frênulo lingual anormalmente curto, espesso ou delgado, popularmente conhecido como “língua presa”, que pode restringir em diferentes graus os movimentos da língua.

A “língua presa” pode interferir negativamente na amamentação, diminuindo a habilidade do recém-nascido de fazer uma pega e sucção adequadas, dificultando desta forma o estímulo à produção de leite e, o esvaziamento da mama e causando dor nas mamães durante a amamentação. 

“O teste da linguinha do bebê deverá ser realizado o mais rápido possível, nos primeiros dias de vida, recomenda-se que a avaliação do frênulo da língua seja inicialmente realizada na maternidade, com o objetivo de facilitar o aleitamento materno. A avaliação precoce é ideal para que os bebês sejam diagnosticados e tratados com sucesso”, explicou a coordenadora em saúde bucal, Julia Pigosso. 

A Secretaria de Saúde de Sinop reforça à população que a avaliação da linguinha pode ser feita por um profissional da área da saúde qualificado (médico, cirurgião dentista e fonoaudiólogo), em qualquer Unidade Básica de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. 

A coordenadora ressalta ainda que o exame é muito simples e não tem contraindicações.

“O teste é padronizado, rápido, não causa dor alguma aos bebês e é gratuito. É importante reforçar para a população que, quanto antes realizar o exame e identificar a anquiloglossia, mais rápido inicia o tratamento. Quando diagnosticado o frênulo lingual curto, o caso é encaminhado para um especialista realizar a correção cirúrgica, chamada de frenotomia, um procedimento simples, que dura entre cinco e dez minutos”, pontuou Pigosso. 

 
Prefeitura de Sinop
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet