Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
11:55:35
informe o texto

Notícias / Judiciário

24/07/2023 às 08:39

VISITA ILUSTRE

Governador recebe ministra Rosa Weber para entregas no sistema prisional

Na ocasião, Mauro também participa da assinatura de parcerias com o Poder Judiciário

Paulo Henrique Fanaia

Governador recebe ministra Rosa Weber para entregas no sistema prisional

Foto: Secom / MT

O governador Mauro Mendes (União) recebe nesta segunda-feira (24) em Cuiabá, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a ministra Rosa Weber. Junto com a ministra, o governador fará entregas para o sistema prisional e vai assinar parcerias com o Poder Judiciário.

A programação tem início às 10h30, com visita ao Escritório Social de Cuiabá (Fundação Nova Chances). Na ocasião, será inaugurada a Sala de Reintegração Social, destinada à humanização dos reeducandos que buscam se reintegrar à sociedade após o cumprimento da pena.

Em seguida, às 11h20, o governador e a ministra vão à Penitenciária Feminina de Cuiabá Ana Maria do Couto May, local onde será entregue na unidade a cozinha-escola, espaço voltado à qualificação profissional das detentas. A partir das 12h, a visita será na Penitenciária Central do Estado. A ministra Rosa Weber irá conhecer a fábrica de móveis e de casas populares que opera na unidade, juntamente com a carceragem. 

No período da tarde, às 14h, as autoridades cumprem agenda no Auditório Gervásio Leite, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. No Judiciário Estadual, haverá o lançamento de diversas iniciativas: Campanha de Ressocialização junto com o selo “Daqui pra Frente”; Sistema de Emprego do Reeducando (Siner); assinaturas do Estatuto da 1ª Cooperativa Social de Mato Grosso, do Decreto de Institucionalização dos Escritórios Sociais como Política Pública do Estado de Mato Grosso e da Carta de Intenções com as Universidades de Mato Grosso para apoiar os estudantes do sistema prisional e egressos.

Agenda nacional
 
A visita de Rosa Weber marca a abertura da nova edição do mutirão carcerário nos presídios brasileiros. O programa terá duração de um mês, período em que devem ser revisados mais de 100 mil processos criminais para verificar a situação de detentos. O trabalho será realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela primeira vez ocorrerá de forma simultânea em todos os estados. Nas edições anteriores, a revisão de processos era realizada separadamente em cada unidade da federação.
 
Durante o trabalho de fiscalização, os técnicos dos tribunais estaduais e do CNJ vão analisar os processos envolvendo gestantes, mães, pais e responsáveis por menores de 12 anos, grupo que tem direito à prisão domiciliar, de detentos que já cumpriram a pena, mas continuam presos, além dos processos de investigados por tráfico de pequenas quantidades de drogas.

 
Com informações da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet