Cuiabá, domingo, 28/04/2024
19:27:43
informe o texto

Notícias / Geral

02/08/2023 às 10:15

MEDICINA PREVENTIVA

Oncogenética auxilia no mapeamento precoce de casos de câncer

Entre 5% a 10% de todos os cânceres detectados são associados a fatores hereditários, segundo dados do Ministério da Saúde

Leiagora

Oncogenética auxilia no mapeamento precoce de casos de câncer

Foto: Assessoria

Entre 5% a 10% de todos os cânceres detectados são associados a fatores hereditários, segundo dados do Ministério da Saúde. Para mapear esses casos é que a oncogenética, especialidade da medicina preventiva que une genética e oncologia, trabalha para mapear o DNA humano em busca de alterações e/ou mutações que possam desencadear um futuro diagnóstico da doença. 

O médico geneticista Bruno Bordest, da clínica Oncolog, explica que existem alguns fatores de risco pessoal e histórico familiar que devem ser levados em conta na hora de procurar um especialista. “Pessoas com histórico familiar, principalmente em indivíduos jovens e pessoas que tiveram diagnóstico pessoal de câncer em idade abaixo de 50 anos devem ficar atentos”, comenta o especialista. 

Além disso, a existência de casos de câncer pediátrico na família e alguns tipos específicos de tumor, como de ovário e de mama triplo negativo, também pontuam como alerta. “Ter esse acompanhamento é importante, pois muitas vezes o paciente já chega em estágio avançado, o que dificulta tratamento e respostas à quimioterapia”, alerta Bruno Bordest. 

Durante a consulta com o médico geneticista, o histórico familiar e pessoal é avaliado por meio da construção do heredograma (ou árvore genealógica). Também é avaliado o histórico médico do paciente, o que auxilia na identificação de estigmas de determinadas síndromes hereditárias. Assim, detectando a alteração genética, é possível estabelecer os riscos de a pessoa desenvolver câncer. 

Após os riscos estarem estabelecidos é montado um protocolo de vigilância de rastreamento, que permitirá detectar o tumor, caso ocorra ainda na fase inicial. Na prevenção como chave, Bruno Bordest cita o caso de uma família, que devido ao histórico familiar, optou pelo mapeamento genético da filha ainda bebê. Uma variante foi encontrada e todo o protocolo de rastreamento e prevenção foi iniciado.

“A mãe da bebê tinha histórico de câncer de mama. A criança ainda não havia desenvolvido o tumor, mas começou a ser acompanhada de forma precoce, logo cedo. Quando chegam esses casos em idade precoce é possível montar um cronograma de rastreamento e caso o paciente desenvolva o tumor, será identificado em estágio inicial com maior probabilidade de cura”, ressalta o especialista.

 Oncolog

A Oncolog é uma clínica especializada em atendimento oncológico completo para prevenção e tratamento de câncer, e que prioriza o atendimento humanizado. Em Cuiabá, os pacientes podem encontrar atendimento na OncoLog e nos hospitais Santa Rita, Femina e Hospital de Câncer. A unidade também atende em Várzea Grande, Primavera do Leste e Cáceres.

 
Da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet