Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
04:44:34
informe o texto

Notícias / Polícia

03/08/2023 às 13:05

OPERAÇÃO RETOMADA

PF combate desmatamento para criação de gado na floresta amazônica; alvos em MT

São cumpridos mandados de busca e apreensão em Sinop (500 km ao norte de Cuiabá)

Leiagora

PF combate desmatamento para criação de gado na floresta amazônica; alvos em MT

Foto: PF-PA

Suspeitos de promover invasão de terras públicas e desmatamento para criação de gado na floresta amazônica são alvos da Operação Retomada, deflagrada na manhã desta quinta-feira (3), pela Polícia Federal do Pará. São cumpridos mandados de busca e apreensão em Sinop (500 km ao norte de Cuiabá). 

De acordo com a assessoria, as investigações tiveram início após a identificação do desmatamento de quase 6 mil hectares na região de Novo Progresso. Além de Sinop, são cumpridos mandados na cidade paranaense. 

O inquérito policial aponta que o grupo criminoso realizaria o cadastro fraudulento junto ao Cadastro Ambiental Rural de áreas próximas às suas em nome de terceiros, principalmente de parentes. Em seguida, desmatariam tais áreas e as destinariam para criação de gado. 

Com a ação criminosa os verdadeiros responsáveis pela exploração das atividades se sentiriam protegidos contra eventuais processos criminais ou administrativos, os quais seriam direcionados aos participantes sem patrimônio.

Até o momento, o inquérito policial identificou que o suspeito e seu grupo teriam se apossado de mais de 21 mil hectares de terras da União. Além disso, já foi constatado o desmatamento de mais de 6.500 hectares de floresta, o equivalente a quase quatro Ilhas de Fernando de Noronha, com indícios de um único autor ser o responsável pela destruição ambiental. 

Os danos ambientais são agravados pela ocupação de áreas circundantes a terras indígenas e unidades de conservação.

O suspeito líder do grupo já recebeu 11 autuações e seis embargos do IBAMA por irregularidades, e perícias da PF indicam a existência de danos ambientais ocasionados por suas atividades também na Terra Indígena Baú.

Além da expedição dos mandados, a Justiça determinou o bloqueio de R$ 116 milhões, valor mínimo estimado dos recursos florestais extraídos e de recuperação da área atingida, e o sequestro de veículos, de 16 fazendas e imóveis e da indisponibilidade de 10 mil cabeças de gado. 

As investigações seguem em andamento.
 Com assessoria/PF-PA
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet