Cuiabá, terça-feira, 07/05/2024
00:30:36
informe o texto

Notícias / Política

10/08/2023 às 15:30

CORRIDA ÀS URNAS

'Fora o Abílio, está todo mundo embolado', diz Fábio sobre pesquisa eleitoral para prefeito em Cuiabá

Secretário repete discurso de Mauro Mendes e minimiza pesquisa: "É hora de trabalhar e entregar resultados"

Da Redação - Renan Marcel/ Reportagem local - Gabriella Arantes

'Fora o Abílio, está todo mundo embolado', diz Fábio sobre pesquisa eleitoral para prefeito em Cuiabá

Foto: Mayke Toscano/SecomMT

O secretário da Casa Civil, Fábio Garcia (União Brasil), afirmou que se preocupar com pesquisas eleitorais neste momento, a mais de um ano para as eleições, é uma "verdadeira bobeira". Ele é um dos pretensos candidatos a prefeito de Cuiabá em 2024 e, no levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado no início da semana, aparece na 4ª posição dentre os nomes citados, com 1,5% de menções na modalidade espontânea, quando aos entrevistados não é apresentada nenhuma alternativa para resposta. Já na forma estimulada, quando os nomes são apresentados, ele ocupa o 3º lugar com 14,9% .

"Sempre digo que pesquisa nunca definiu eleição. Se definisse não teríamos Bolsonaro presidente da República, Tarcísio como governador de São Paulo. Pesquisa nunca definiu eleição nenhuma. Quem define são as pessoas no momento do voto. Então nunca tive preocupação nenhuma com relação a pesquisas, ainda mais com pesquisa a mais de um ano do processo eleitoral, se preocupar com isso é uma verdadeira bobeira", disse o deputado federal licenciado.

Garcia ainda normalizou o desempenho na pesquisa: "Eu vejo que, fora o Abílio [deputado federal Abílio Brunini, do PL], que apareceu com 30%, o resto está todo mundo embolado. Vi um 19%, outro com 17% outro com 11%. Mas a pesquisa não significa nada. Tenho preocupação nenhuma com a pesquisa, porque quem define isso na democracia são as pessoas. Já disse isso várias vezes e acho que as eleições estão muito distantes. Esse ano a gente precisa de mais trabalho, em dar resultado e cumprir compromissos. O Brasil esse ano precisa de mais trabalho e menos eleição", argumentou.

O discurso do secretário é semelhante ao do governador de Mato Grosso e aliado-mor de Fábio, Mauro Mendes, também do União Brasil. “Eu avalio o seguinte, que se a pesquisa fosse definitiva, não precisava fazer eleição. Fazia uma pesquisa um ano antes, dois anos antes e pronto, estava encerrada a eleição. Quando eu ganhei para a Prefeitura de Cuiabá, comecei atrás. Quando eu ganhei para governador, eu comecei atrás”, lembrou o governador.
 
Paraná Pesquisa

Na modalidade espontânea, quando aos entrevistados não é apresentada nenhuma alternativa para resposta, Garcia aparece em 4º lugar dentre os nomes citados, com 1,5% de menções.

O primeiro nome mais citado foi o do deputado federal Abílio Brunini (PL), que fez 5,3% das intenções de votos. Em seguida, ficou o deputado estadual Eduardo Botelho (União) com 3,2%, e o prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro (MDB), com 2,2%. Embora o nome de Emanuel tenha sido citado por eleitores, ele não pode mais disputar a prefeitura, pois já está em seu segundo mandato.

Na modalidade espontânea, 774% dos entrevistados escolheram a opção Não sabe/ Não respondeu e 9,5% a Ninguém/ Branco/ Nulo.

Os cenários 1 e 2, feitos na modalidade estimulada - quando uma lista de nomes é passada para os entrevistados - não citam o nome de Garcia.

No cenário 1, Abílio aparece com 34,1%, Botelho com 20,7%, o deputado estadual Lúdio Cabral com 19,3%, e o vice-prefeito de Cuiabá José Roberto Stopa com 5,5%, Não sabe/ Não respondeu somaram 5,5% e Nenhum/ Branco/ Nulo 14,9%.
 
No cenário 2, Abílio fez 34,9%, seguido de Botelho com 22,1%, Rosa Neide com 14,5% e Stopa com 6,7%. Não sabe/ Não respondeu marcaram 5,9% e Nenhum/ Branco/ Nulo 15,9%.

Já cenário 3 da pesquisa, único na modalidade estimulada que cita Fábio Garcia, ele ocupa o 3º lugar com 14,9% da preferência dos ouvidos. O vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV) aparece em 4º com 6,2%; o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) em 2º com 22,1%; e Abílio em 1° com 34,2%. Não sabe/ Não respondeu fizeram 6,6% e Nenhum/ Branco/ Nulo 16%.

A pesquisa foi feita com eleitores com 16 anos ou mais e ouviu uma amostra de 730 pessoas entre os dias 03 e 06 de agosto de 2023. "Tal amostra representativa do município de Cuiabá atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 3,7 pontos percentuais para os resultados gerais", aponta o instituto.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet