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Notícias / Política

17/08/2023 às 11:15

TRANSPORTE PARA TRABALHADORES

Kalil defende mudança de trajeto no BRT e lembra que VG sofreu com 'cicatriz no meio da cidade'

O prefeito reforçou que com a mudança da rota do BRT, passando pela região central, irá beneficiar os trabalhadores e a linha original do VLT foi focada para Copa do Mundo

Alline Marques

Kalil defende mudança de trajeto no BRT e lembra que VG sofreu com 'cicatriz no meio da cidade'

Foto: Michel Alvim / Secom-MT

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), responsável por sugerir a mudança do trajeto dos corredores de Ônibus de Transporte Rápido (BRT) defendeu a ação e alega que a medida será importante para oferecer um transporte digno e de qualidade para a população da região metropolitana.

“Hoje nós temos até mais de um milhão de habitantes nessas duas cidades, e que precisam de uma alternativa, porque os ônibus já não são suficientes”, afirmou Kalil, que apesar de ter defendido o VLT, acabou acatando a decisão do governo e atuou de maneira conjunta. 

Inclusive, a mudança no trajeto, fazendo com que o BRT passe pela região central de Várzea Grande busca atender a maior parte dos trabalhadores, já que a rota planejada inicialmente para o VLT visava atender apenas a Copa do Mundo. 

Esta semana, uma reunião an Assembleia Legislativa com o secretário adjunto de Obras Especiais do Estado, Isaac Nascimento, que explicou o cronograma das obras, que devem iniciar na Avenida Couto Magalhães já no dia 4 de setembro. Na região o comércio do lado direito será afetado, mas o gestor garantiu que foi feito todo um planejamento para amenizar os transtornos, inclusive, o possível fechamento das lojas. 

Em Várzea Grande, as obras do BRT começaram na Avenida da FEB, as quais estão previstas para ser concluídas no dia 30 de outubro, onde está sendo executada a concretagem das pistas por onde passarão os ônibus. Isaac também garantiu no encontro com empresários que a avenida, que é a principal linha de ligação com Cuiabá, continuará com duas pistas disponíveis para os veículos, além da pista de concreto para o BRT, tendo inclusive pontos de ultrapassagem para os ônibus.

Com o avanço das obras, o próximo passo é realizar as intervenções necessárias nas Avenidas Couto Magalhães e Filinto Müller, que também receberão o novo modal.

“A gente vê que a construção gera transtornos, toda obra gera transtornos e a sociedade fica incomodada. Mas é de fundamental importância, haja vista que Várzea Grande sofreu ao longo dos anos com essa cicatriz no meio da cidade”, completou o prefeito Kalil.

Nas duas avenidas, serão executados serviços de drenagem, de forma a acabar com os alagamentos locais, além da implantação da pista de concreto. O objetivo do governo do Estado é realizar as obras antes do período do natal, para não prejudicar o comércio local. Outra medida tomada será a não interdição das ruas, realizando a obra de forma segmentada.

Diferente do Veículo Leve sobre Trilhos, que encerrava sua operação em frente ao aeroporto, o BRT vai acessar a Avenida Couto Magalhães e a Travessa Maracajú, até chegar ao Terminal André Maggi. De lá, os ônibus retornarão pela Avenida Filinto Müller, até chegar à Avenida da FEB, novamente.

A decisão de fazer o BRT entrar no centro de Várzea Grande foi tomada em conjunto com a prefeitura, com o objetivo de melhor atender os usuários do transporte público.

Pesquisas de Origem e Destino realizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) mostram que o Aeroporto Marechal Rondon não é um ponto onde a população inicia ou encerra suas viagens. O interesse é, justamente, acessar o centro da cidade, onde já está o Terminal André Maggi, que será completamente reformado.

A alteração na rota do BRT, assim como todo o projeto, foi apresentada em duas audiências públicas realizadas em setembro de 2021. Os documentos estão disponíveis desde então, no site da Sinfra-MT. As mudanças já estavam, inclusive, nos projetos licitados em 2022.
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