Cuiabá, domingo, 05/05/2024
09:30:59
informe o texto

Notícias / Geral

19/08/2023 às 12:30

ESPECIALISTA EXPLICA

Entenda o que é o mal súbito, que levou à morte de ao menos cinco pessoas nas últimas semanas em MT

Cardiologista fala como a manifestação ocorre no corpo, as causas e prevenção

Eloany Nascimento

Entenda o que é o mal súbito, que levou à morte de ao menos cinco pessoas nas últimas semanas em MT

Foto: Imagem Ilustrativa

Ao menos cinco casos de mal súbito foram registrados nas últimas semanas em Cuiabá e região. Entre eles, quatro foram durante a prática de atividade física, envolvendo pessoas de sexo e faixas etárias diferentes, que causaram grande comoção e repercussão em todo o estado.

O mais recente foi o do subtenente do exército Vagner dos Santos Martins, 46 anos, que passou mal durante uma caminhada em frente ao córrego 8 de Abril, na Capital. Na ocasião, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) tentou reanimá-lo, mas ele não respondeu e foi constatado o óbito.

Além de Evandro, a causa natural também ceifou a vida da jovem Vanessa Batista dos Santos, de 24 anos, que morreu durante a prática de exercícios físicos no Parque das Águas, na Capital. Já em Várzea Grande, o ciclista Pablo Araldi e o ex-capitão da Polícia Militar, Gilmar Alves Sena, de 48 anos, também passaram mal e não resistiram. A manifestação também matou Dilma de Pólio Botelho, 43 anos, em Sinop.

Diante de acontecimentos como os citados, o Leiagora entrevistou o médico cardiologista Leandro Coumbis, que explicou que o mal súbito é uma manifestação do corpo para indicar que algo não vai bem, a pessoa perde a consciência e se não for socorrida a tempo pode causar a morte.

“Geralmente ele não é esperado, acontece subitamente e causa a perda da consciência, e que com a maior gravidade pode levar a pessoa à morte. Como exemplo, a gente tem casos de arritmia cardíaca, de convulsão, alteração metabólica grave e até mesmo alterações no quadro neurológico, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC)”, explicou.

Leia também - Ex-capitão da Polícia Militar morre em supermercado após ter mal súbito

Entre os casos noticiados nos últimos dias, em quatro deles as vítimas passaram mal enquanto realizavam atividades como caminhada ou pular corda. Diante disso, um dos questionamentos que ficou mais forte em relação à morte súbita é se ela também acomete pessoas com hábitos saudáveis, que praticam exercício físico.
 
Segundo o doutor, é necessário que as pessoas não deixem de praticar atividades, mas que tomem alguns cuidados com a saúde, principalmente nos períodos de estiagem e a baixa umidade relativa do ar. “O ideal é que antes de iniciar uma atividade física, a pessoa passe por um atendimento médico, faça um check-up, como forma de prevenção, e se caso tiver alguma predisposição, ou doença que possa levar à morte súbita a pessoa consiga se diagnosticar previamente”, alertou.

Leia também - Idoso de 78 anos tem mal súbito e morre dentro de hotel ao lado da esposa

O especialista apontou uma medida para diminuir o número de mortes súbitas no estado. A “solução” seria a adaptação em locais de grande concentração com um equipamento denominado Desfibrilador Automático Externo (DAE). “Seria muito bom disponibilizar esse equipamento em vários eventos, em locais onde se pratica a atividade física, em lugares públicos que tem um grande número de pessoas, onde qualquer leigo possa usar na pessoa que estiver passando mal. Uma política pública que poderia tornar isso viável dentro do nosso estado e salvaria inúmeras vidas”, sugeriu.

Leia também - Bebê sofre mal súbito e morre após passar por exame de Raio-X

Confira abaixos os sinais que podem ser apresentados em alguns casos de mal súbito:

- Tontura, vertigem e confusão mental

- Mal-estar geral

- Palpitações

- Dificuldade de se comunicar

- Perda parcial ou total da visão

- Convulsão

- Rigidez em algum dos membros do corpo

- Aumento da temperatura
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet