Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
08:17:40
informe o texto

Notícias / Política

13/09/2023 às 14:29

COMISSÃO DE ÉTICA

Janaina reconhece punição branda a Cattani, mas diz que medida foi simbólica: 'tempos mudando'

Deputada lembra que nunca viu deputado ser punido por nada na Assembleia e dá a entender que reincidência terá peso

Da Redação - Renan Marcel / Reportagem local - Paulo Henrique Fanaia

Janaina reconhece punição branda a Cattani, mas diz que medida foi simbólica: 'tempos mudando'

Foto: JL Siqueira/ALMT

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) rebateu as críticas feitas à punição dada ao colega Gilberto Cattani (PL) no âmbito da Comissão de Ética. Em votação secreta, Cattani foi punido com censura, pena considerada branda demais pela sociedade e que gerou críticas. Janaina, contudo, pondera que "é branda, mas é histórica".

Ela lembra que nunca nenhum deputado foi punido dentro da Assembleia por quebra de decoro. De fato, nem mesmo as ameaças de corte de ponto e salário aos faltosos nas sessões plenárias foram colocadas em prática nos últimos 10 anos. 

Cattani foi julgado pela Comissão Ética por comparar mulheres a vacas e depois publicar vídeo pedindo desculpas às vacas. Ao mesmo tempo, o deputado se viu envolvido em nova polêmica, dessa vez com a vereadora Maysa Leão (Republicanos), que foi uma das vozes críticas à Assembleia pela simples censura dada ao parlamentar.


Não sei até quando essas punições vão conseguir ser brandas porque existe pressão popular muito grande


Outras punições envolviam a cassação ou o afastamento do deputado, sendo que este último geraria corte de salário e verba indenizatória, por exemplo. Questionada sobre isso, Janaina lembrou que a votação foi secreta e por isso não iria expor as discussões da Comissão sobre o caso. Mas respondeu a crítica de Maysa.

"A gente teve uma votação de 3 a 2 e o parecer pela advertência acabou vencendo. Mas para mim, e eu disse isso para várias mulheres, foi um momento simbólico. Eu nunca tinha visto isso aqui na Assembleia. Nunca vi um deputado aqui ser punido por nada. É uma punição branda, mas é a primeira da história da Assembleia. Nunca tinha acontecido. E ser uma agressão verbal contra a mulher é relevante para a gente ver que os tempos estão mudando. Não sei até quando essas punições vão conseguir ser brandas porque existe pressão popular muito grande, então isso é muito positivo para nós mulheres", avaliou. 

Representação

Por conta do atrito entre Maysa e Cattani, a deputada disse que, se for comprovado que a vereadora foi vítima de ameaça de estupro em decorrência de um vídeo postado pelo parlamentar, a Comissão de Ética vai levar em consideração que esta não é a primeira vez que ele se envolve com polêmicas relativa aos direitos da mulheres, como respeito. "Essa é uma pauta muito desagradável", finaliza Janaina. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet