Cuiabá, sábado, 27/04/2024
18:53:58
informe o texto

Notícias / Judiciário

15/09/2023 às 17:08

CONCLUSÃO ADIADA

Pedido de vista suspende julgamento sobre eleição na Mesa da AL no STF

Julgamento estava previsto para encerrar nesta sexta-feira (15), mas pedido de vista do ministro Dias Toffoli adiou a conclusão

Eduarda Fernandes

Pedido de vista suspende julgamento sobre eleição na Mesa da AL no STF

Foto: Fablicio Rodrigues / ALMT

Está suspenso o julgamento da ação que pode alterar as regras de eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), em trâmite no Supremo Tribunal Federal (STF). O julgamento em sessão virtual, quando os ministros inserem seus votos por escrito em um sistema da Suprema Corte, estava previsto para encerrar nesta sexta-feira (15). Contudo, um pedido de vista apresentado pelo ministro Dias Toffoli, nessa quinta (14), adiou a conclusão.

O julgamento encontra-se da seguinte forma: os dois votos já proferidos autorizam a reeleição do atual presidente do Parlamento estadual, deputado Eduardo Botelho (União), que está em seu quarto mandato. Isso, porque a eleição que deu a Botelho o quarto mandato de presidente ocorreu antes da mudança na jurisprudência por parte do STF, a qual determinou como legitima apenas uma recondução ao mesmo cargo nos Legislativos do país.

O ministro Alexandre de Moraes, relator da ação, apresentou seu voto e foi acompanhado da ministra Cármen Lúcia. 

A discussão em questão se dá por conta de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, movida pelo Rede Sustentabilidade, o qual questiona a eleição da Mesa do ano de 2020, onde Botelho foi reeleito para exercer o seu terceiro mandato de presidente.

Leia também - Moraes muda entendimento sobre reeleição de Botelho e imbróglio sobre Mesa da AL deve chegar ao fim

Atualmente, o deputado estadual está em seu quarto mandato à frente do Parlamento Estadual. O deputado chegou a ser impedido de assumir o terceiro mandato como presidente em fevereiro de 2021, após uma decisão do Supremo
Por conta disso, foi realizada uma nova eleição na Casa de Leis, onde o então primeiro-secretário Max Russi (PSB) ficou na presidência.

Em fevereiro de 2022, no entanto, a decisão foi derrubada e Botelho e os demais membros de sua chapa retornaram à Mesa Diretora e aos seus cargos originais.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet