Cuiabá, domingo, 28/04/2024
13:16:50
informe o texto

Notícias / Polícia

16/09/2023 às 11:02

RANKING NACIONAL

Mato Grosso está entre os três estados com maior resolução de investigações criminais

Levantamento produzido pela Associação Nacional de Delegados de Polícia aponta que média de MT é maior que a nacional

Leiagora

Mato Grosso está entre os três estados com maior resolução de investigações criminais

Foto: PC-MT

A Polícia Civil de Mato Grosso é uma das três instituições com maior percentual de resolução das investigações criminais no país, segundo a Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol). O levantamento, realizado em parceria com a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, considera dados de 2022 e foi divulgado nesta semana.

Conforme o relatório, o percentual de resolutividade de inquéritos instaurados nas delegacias em Mato Grosso, no ano passado, foi de 93,5%. O desempenho é maior do que a média nacional, de 64,1%. 

Mato Grosso fica atrás apenas dos estados do Maranhão, onde 96,6% das investigações são concluídas, e de Mato Grosso do Sul (94,9%).

A delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Silveira Maidel, considerou o resultado como um reflexo do compromisso dos profissionais da instituição em buscar uma atuação de excelência nas investigações e na condução dos procedimentos instaurados. Ela ressaltou os investimentos realizados para a modernização tecnológica, com a criação de diversas ferramentas que trouxeram agilidade, segurança e eficácia nas atividades investigativas.

“A implantação do sistema de inquérito eletrônico, 100% digital e integrado à base de dados do sistema Geia da Polícia Civil e com o Processo Judicial Eletrônico do Tribunal de Justiça, é uma das realidades da instituição que traz celeridade”, completou Daniela Maidel.

Para o secretário de Estado de Segurança Pública, coronel César Augusto Roveri, a classificação é resultado dos investimentos feitos na Segurança Pública e do profissionalismo, dedicação e eficiência dos servidores da Polícia Civil de Mato Grosso. 

“Atingimos a terceira colocação no ranking de maior resolutividade nas investigações e, com certeza, isso nos motiva a buscar o primeiro lugar, correspondendo aos investimentos que o Governo do Estado tem feito na Polícia Civil, através de equipamentos, aparelhamento, tecnologia, mas, principalmente, pela valorização e capacidade dos nossos servidores”, destacou.

Levantamento 

O relatório da Adepol é realizado desde 2021 e tem o objetivo de mensurar anualmente os índices de resolutividade de inquéritos apresentados pelas Polícias Civis dos 27 unidades da Federação e da Polícia Federal. O parâmetro adotado para a análise dos números foi embasado em dados fornecidos pelos setores estatísticos das respectivas instituições policiais. 

O indicador de resolutividade considera a proporção entre inquéritos instaurados e relatados, com indicadores de esclarecimentos em relação aos crimes de homicídio, patrimônio e violência doméstica.

Em Mato Grosso, os índices da Polícia Civil são tratados pela Gerência de Inteligência Estratégica (Gerie) da Diretoria de Inteligência, que tem como atribuição centralizar informações de produtividade e criminalidade, utilizadas para o planejamento estratégico da instituição.

 
Da assessoria PJC-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet