Cuiabá, terça-feira, 07/05/2024
12:33:32
informe o texto

Notícias / Política

04/10/2023 às 07:30

PROBLEMA CRÔNICO

Privatização do DAE prejudicaria VG e plebiscito não é de competência da Câmara, afirma Kalil

'A Câmara não tem prerrogativa de fazer plebiscito', declarou o emdebista

Da Redação - Luíza Vieira / Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

Privatização do DAE prejudicaria VG e plebiscito não é de competência da Câmara, afirma Kalil

Foto: Prefeitura de Várzea Grande

Em meio a uma nova série de reclamações quanto à falta de água em Várzea Grande, o prefeito Kalil Baracat (MDB) reforçou que privatizar o Departamento de Água e Esgoto (DAE) não é a solução neste momento, além de alertar para a inviabilidade da instauração de um plebiscito pela Câmara municipal.

“Primeiro de tudo, [...] eu tenho financiamentos através do Governo Federal de R$ 160 milhões que parte deles estão em execução na construção de uma estação de tratamento de esgoto, se caso houver uma privatização, perco os recursos”, disse o prefeito
em coletiva de imprensa realizada nessa segunda-feira (2) ao destacar que a privatização atrapalharia o financiamento público de obras de estações de tratamento que já estão em andamento na cidade.

Quanto à propositura do vereador Bruno Rios (PSB) de instauração de um plebiscito para que a população pudesse decidir pela privatização ou não do DAE, o emedebista avalia que a proposta não é de competência de vereadores.

“A Câmara não tem prerrogativa de fazer plebiscito. [...] Quem está querendo fazer isso é de forma equivocada”.

Apesar de desconsiderar a hipótese no momento, Kalil afirma que a privatização poderá ser discutida futuramente, após as obras que estão em andamento na cidade serem finalizadas. 

“Futuramente, depois que eu entregar as obras, estiverem funcionando, aí nós podemos fazer uma pesquisa de opinião pública e saber da sociedade. Mas até então, eu descarto a possibilidade e tenho feito os investimentos”, finalizou.

A cidade situada na Baixada Cuiabana enfrenta um problema crônico de abastecimento de água em diversas regiões. O prefeito Kalil Baracat que tentará a reeleição em 2024, foi eleito em 2020 sob a promessa de que solucionaria a questão até o fim de seu mandato.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet