Cuiabá, quarta-feira, 29/05/2024
00:56:47
informe o texto

Notícias / Geral

07/05/2024 às 11:25

PREVISÃO PREOCUPANTE

Frente fria deve chegar ao Rio Grande do Sul trazendo mais chuvas e frio, afirma climatologista

As fortes chuvas que já afetaram 388 municípios do Rio Grande do Sul são resultado de uma junção de fatores climatológicos desencadeados simultaneamente

Marina Martins

Frente fria deve chegar ao Rio Grande do Sul trazendo mais chuvas e frio, afirma climatologista

Foto: Reuters/Amanda Perobelli

As fortes chuvas que já afetaram 388 municípios do Rio Grande do Sul (78% do Estado) são resultado de uma junção de fatores climatológicos que aconteceram simultaneamente. Foi o que explicou o professor da Universidade Federal de Mato Grosso, doutor em Meteorologia, Rodrigo Marques, em entrevista ao programa Entre Elas, na Rádio Capital, nesta segunda-feira (6).
 
“Foi uma junção de fatores. Como que a onda de calor influencia lá? A onda de calor não está lá, está no Brasil Central. Mas como ela tem por base uma área de alta pressão, e essa área impede que os sistemas saiam do Sul, formou uma área de instabilidade lá. Pra ajudar, canalizou a umidade da Amazônia direto pro Sul. Isso é um pouco da influência do El Niño ainda, porque é seca na Amazônia e chuva no Sul. Então, esses três fatores, que aconteceram ao mesmo tempo, contribuíram pra esse desastre”, esclareceu.
 
O balanço da Defesa Civil estadual desta terça-feira (7) aponta que 90 pessoas morreram em decorrência dos temporais e outros quatro óbitos estão em investigação. O número de desaparecidos chega a 132. Já são 1,36 milhão de pessoas afetadas pelas chuvas que ocorrem desde 29 de abril. O governo contabiliza ainda 155.741 pessoas desalojadas, e 48.147 pessoas estão temporariamente em abrigos.
 
De acordo com o climatologista, as previsões para os gaúchos nos próximos dias não são boas.
 
“Deve estar chegando uma frente fria lá. Com a queda da temperatura, você pode ter agravo nos quadros de hipotermia. Isso, inclusive, pode dificultar a questão dos resgates. Essa frente fria pode, primeiramente, aumentar o volume de chuva, depois vir um ar muito frio e isso pode ter um impacto, pelo menos nos próximos dias, piorar um pouco mais a situação”, afirmou.
 
A expectativa é que essa frente fria atinja a região entre esta terça (7) e quarta (08).

Para ajudar as famílias que foram afetadas, diversos pontos de coleta encontram-se espalhados por Cuiabá.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet