Cuiabá, quinta-feira, 02/05/2024
02:41:21
informe o texto

Notícias / Política

06/10/2023 às 14:00

DIA B

Um ano antes da eleição, TRE lança campanha para incentivar cadastro biométrico de eleitores

De acordo com a desembargadora Serly Marcondes, a biometria é a certeza de uma eleição segura

Paulo Henrique Fanaia

Um ano antes da eleição, TRE lança campanha para incentivar cadastro biométrico de eleitores

Foto: WILSON DIAS-ABR

Falta um ano para as eleições municipais de 2024 e, nesta sexta-feira (6), o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) lançou a campanha “Dia B”, com o objetivo de impulsionar o cadastramento biométrico dos eleitores mato-grossenses. Até o momento, o estado conta com 79,83% dos eleitores já cadastrados com a biometria, e a meta do TRE é fazer com que 100% dos votantes estejam com o cadastro realizado até o dia 8 de maio de 2024.
 
A desembargadora e vice-presidente do TRE, Serly Marcondes Alves, participou da coletiva de imprensa para apresentar a campanha. A magistrada ressaltou que a biometria garante a segurança das eleições, sendo uma forma de certeza que ninguém pode votar no lugar de outra pessoa.
 
“Estamos lançando a campanha em todo o estado, em todos os municípios e zonas eleitorais de Mato Grosso. Estamos convidando os eleitores e eleitoras para fazer a biometria, porque ela vai dar segurança para que ninguém vote no lugar de outra pessoa no dia da eleição. A biometria facilita no dia da eleição. Estamos lançando a campanha um ano antes e convidando a todos para acabar com esse mito de que deixamos tudo pra última hora”, diz Serly Marcondes.
 
O cadastro da biometria é obrigatório a todos os eleitores maiores de 15 anos e que estarão com 16 anos completos no dia das eleições de 2024. Basta o eleitor se dirigir até uma zona eleitoral, ou no caso de Cuiabá ir até a Casa da Democracia, ao lado do TRE, das 7h30 até as 13h30 de segunda a sexta-feira. Não é necessário fazer o agendamento, basta chegar e esperar para ser atendido. Já no Ganha Tempo de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop, o horário é das 8h às 17h.
 
Durante o atendimento, o eleitor pode, além da biometria, regularizar sua situação eleitoral e até mesmo fazer a transferência de domicílio eleitoral. É importante levar consigo os documentos oficiais com foto e um comprovante de residência. Eleitores em trânsito também podem fazer a biometria, por exemplo: um eleitor de Sinop que está passando alguns dias em Cuiabá, pode ir no TRE da Capital e realizar seu cadastro biométrico.
 
O serviço não tem custo e deve ser realizado até o dia 8 de maio de 2024. Caso o eleitor não faça o cadastramento até a data limite, o título de eleitor será cancelado e a pessoa não poderá votar nas eleições de 2024.
 
Além do cancelamento do título, o não cadastramento biométrico poderá gerar a perda de diversos direitos civis como tirar passaporte, fazer inscrição em instituição de ensino superior, tomar posse em cargo público, entre outros. Se tiver dúvida sobre a situação eleitoral, o eleitor pode consultar pelo site do TRE-MT, e-Título, ou ainda via Ouvidoria, pelo 0800-647 8191.
 
Atualmente Mato Grosso conta com 2.465.432 eleitores aptos a votar. Destes, 1.968.044 possuem biometria (79,83% em comparação ao Brasil inteiro) e 497.388 não possuem biometria (20,17% em comparação ao Brasil). A meta do TRE é chegar no dia 8 de maio com 100% dos eleitores com cadastro biométrico.
 
Em 87 municípios mato-grossenses houve revisão com cadastro da biometria, ou seja, a coleta biométrica passou a ser obrigatória nestes locais. Já em 54 cidades, não ocorreu a revisão, por isso o cadastro ocorre de forma ordinária. Porém, a recomendação é que a coleta da digital seja feita o quanto antes, com o objetivo de evitar filas e aglomerações nos pontos de atendimento, caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determine a revisão nestes municípios restantes.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Nisaldo da Silva Sobrinho 06/10/2023 às 00:00

    Tem que garantir que ninguém possa votar em seu lugar, mas você não precisa ter essa garantia em quem você vai votar já pensou! Eu mesmo só voltarei avotar quando tiver impressão no voto.

 
Sitevip Internet