Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
10:22:19
informe o texto

Notícias / Política

11/10/2023 às 07:33

FEDERAÇÃO NACIONAL

Barranco prevê recuo do PT e reforça que candidatura em Cuiabá será definida em Brasília

Deputado, que é presidente estadual do PT, afirma que executiva nacional terá prioridade da decisão em todas as capitais

Jardel P. Arruda

Barranco prevê recuo do PT e reforça que candidatura em Cuiabá será definida em Brasília

Foto: Ângelo Varela/ALMT

O presidente estadual do PT, deputado estadual Valdir Barrando, afirma que, apesar do diretório municipal da sigla ter aprovado resolução definindo por defender uma candidatura própria e ter estabelecido um calendário para a escolha entre Lúdio Cabral e Rosa Neide, a decisão final será do diretório nacional e pode ser necessário um recuo estratégico em prol da governabilidade do presidente Lula.

“A gente sabe que vai ser uma eleição de muitas disputas e arranjos. O PT por exemplo já abriu mão de São Paulo, já decidiu isso, vai apoiar o Boulos. Nós vamos ter capitais importantes que o PT não vai poder abrir mão, porque temos ministros, senadores e vão querer ter [candidato] e aqui em Cuiabá eu não sei como que será”, disse Barranco, na segunda-feira (9).

Ele ainda lembrou que os membros do Partido dos Trabalhadores não podem bater de frente contra filiados importantes da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), como o vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa, que também é pré-candidato a prefeito, e a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro. De acordo com ele, é preciso dialogar para unir forças.

“O Stopa é da Federação, a primeira dama da capital, Márcia Pereira é da Federação, então não existe vitória sem diálogo, né? Nós precisamos dialogar. Nem nós podemos bater de frente com ele, nem ele com conosco. Essa é uma decisão que caberá a eles conduzirem para ser levado ao nacional. E a nacional é que vai tomar decisão”, pontuou. 

A origem dos choques de ideias tem sido justamente o ponto de Stopa representar o legado da gestão Emanuel Pinheiro (MDB) e ser pré-candidato a prefeito, enquanto Lúdio Cabral tem defendido uma candidatura do PT de oposição à gestão Emanuel Pinheiro. A própria resolução aprovada no diretório municipal fala em um afastamento completo da gestão municipal.

"Somos oposição. Compartilhamos do sentimento da maioria da sociedade cuiabana que aspira por mudanças de comando no governo municipal. Por isso não existe qualquer razão para a candidatura petista carregar a rejeição do atual prefeito e sua gestão. O compromisso do PT é com a mudança", traz trecho do documento.

Apesar disso, Barranco garantiu que, uma vez escolhido um nome entre Lúdio Cabral e Rosa Neide, ele fará toda defesa necessária em Brasília para que o PT encabece a disputa pela Prefeitura de Cuiabá. De acordo com ele, a sigla estará unida e uma das provas disso foi a resolução por uma candidatura própria ter sido aprovada por unanimidade.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet