Cuiabá, domingo, 05/05/2024
11:26:00
informe o texto

Notícias / Política

16/10/2023 às 09:43

CORRIDA ÀS URNAS

Nova pesquisa mostra Botelho à frente de Abílio e Fábio ‘empatado’ com Stopa - veja detalhes

Na pesquisa, Lúdio (PT) surge em terceiro lugar. Institudo também simulou diversos cenários para segundo turno e analisou a rejeição dos pré-candidatos

Paulo Henrique Fanaia

Nova pesquisa mostra Botelho à frente de Abílio e Fábio ‘empatado’ com Stopa <Font color=Orange> - veja detalhes </font color>

Foto: Reprodução Leiagora

Pesquisa  publicada nesta segunda-feira (16) pelo MT Dados mostra uma mudança  no cenário da corrida eleitoral para prefeito de Cuiabá. De acordo com os números, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho (União), tem 32% das intenções de voto, seguido por Abílio Brunini (PL), com 18%. Em terceiro lugar vem o pré-candidato do PT Lúdio Cabral com 15% das intenções de voto. 
 
O pré-candidato do governador Mauro Mendes, Fábio Garcia (União), está em quarto lugar com 6% das intenções de voto. Com esta porcentagem, Garcia está tecnicamente empatado com o vice-prefeito da Capital, José Roberto Stopa (PV), que tem 5% das intenções de voto. Esses números são relativos à pesquisa na modalidade estimulada, quando 
os nomes dos candidatos são apresentados  aos entrevistados.

Na última pesquisa divulgada por outro instituto, Botelho estava empado com Abílio. E nas anteriores o deputado federal era quem liderava a corrida eleitoral. 
 
Já na modalidade espontanea, quando o entrevistador não apresenta os nomes e apenas pergunta em quem o entrevistado votaria, Botelho continua liderando com 24% das intenções de votos, seguido por Abílio com 11%, depois Lúdio com 9%, Stopa e Garcia com 3% cada um, Juca do Guaraná (MDB) com 2% e Rosa Neide (PT) com 1%.
 
Confrontos diretos
 
A pesquisa simulou possíveis cenários de segundo turno na Capital. No primeiro deles, um embate entre Botelho e Abílio. O presidente da AL ganha o segundo turno com 43% dos votos, enquanto Abílio marca 24%. No segundo cenário, entre um embate entre Botelho e Fábio Garcia, o presidente da AL mais uma vez vence com 47% dos votos e Fábio fica com 16%. No cenário entre Botelho e Lúdio Cabral, Botelho ganha com 45% e o petista fica com 23% dos votos.
 
Em uma disputa mais polarizada, Lúdio vence o segundo turno contra Abílio Brunini. Nesta disputa, o petista recebe 33% das intenções de votos, enquanto o candidato do PL recebe 27%. A pesquisa mostra que em um possível segundo turno, Abílio venceria um embate contra Fábio Garcia. O bolsonarista marca 29% dos votos e Garcia fica com 25%.
 
Rejeição
 
Em uma pesquisa na modalidade estimulada de rejeição, Abílio Brunini lidera com 27%, seguido de Stopa com 14%, Botelho com 12%, Lúdio com 10%, Ulisses Moraes (Podemos) com 5%, Marcos Ritela (Patriota) com 5% e Fábio Garcia com 3%.
 
Dados técnicos
 
A pesquisa MT Dados foi realizada em 126 bairros e em dois distritos de Cuiabá entre os dias 5 a 9 de outubro de 2023. Foram feitas 1.037 entrevistas presenciais com eleitores aptos a votar no município. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Nisaldo Sobrinho 16/10/2023 às 00:00

    Se essa pesquisa for confiável nós continuaremos no atraso até deixarmos de ser eleitores analfabetos (por isso não investem em educação).

 
Sitevip Internet