Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
16:50:23
informe o texto

Notícias / Geral

20/10/2023 às 07:37

DIMINUI A PREOCUPAÇÃO

Casos de incêndio no Pantanal reduziram em 50% na comparação com o ano passado

O dado coloca Mato Grosso na terceira posição do ranking entre os estados com mais focos de calor, o que é visto de forma positiva pelos bombeiros, já que em outros anos, o estado ficava em primeiro

Karine Arruda

Casos de incêndio no Pantanal reduziram em 50% na comparação com o ano passado

Foto: Karine Arruda

Um levantamento feito pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) apontou uma redução de 50% no número de focos de calor no estado em 2023, se comparado ao ano passado. A informação foi dada nesta quinta-feira (19), durante uma coletiva de imprensa realizada no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA).

O dado demonstra um certo alívio para os bombeiros, haja visto que agora Mato Grosso está em terceiro lugar no ranking dos estados com mais focos de calor, posição que dificilmente era ocupada anteriormente, quando o estado liderava a primeira colocação.

“Só no período proibitivo, reduzimos quase 50% em relação ao ano passado, muito maior que o Brasil, reduzimos muito mais que o Brasil como um todo. É o terceiro estado em focos de calor, geralmente a gente ficava ali em primeiro”, explica o comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, Alessandro Borges.

Se por um lado a situação parece melhorar, por outro, a preocupação ainda está presente. Nas últimas semanas, os bombeiros têm intensificado as fiscalizações no Parque Estadual Encontro das Águas, localizado entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço, onde um incêndio afetou mais de 9 mil hectares.

Mesmo estando sob controle, os bombeiros têm atuado com reforços para evitar que as chamas se alastrem por todo o Parque. O comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), Marco Aires, esclarece que são 73 equipes auxiliando o local, além de radares e satélites que monitoram a região.

“A gente tem várias embarcações disponibilizadas no local. Além disso, nós temos oito equipes que estão na área, além do comandante de incidente, além de quatro pilotos em duas aeronaves de combate a incêndio, além do CIOPAER que também está disponibilizando um helicóptero, bem como as aeronaves para poder apoiar nessa operação, então nós temos uma estrutura de mais de 30 homens disponibilizados em campo, diretamente para atender essas ocorrências.”
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet