Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
16:34:45
informe o texto

Notícias / Política

21/11/2023 às 15:20

BOI BOMBEIRO?

Mauro comemora chuva no Pantanal, mas quer mudanças na política da área

Governador afirma que acúmulo de massa orgânica por “falta de gado” é um problema

Da Redação - Jardel P. Arruda/Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

O governador Mauro Mendes (União) comemorou, na manhã desta terça-feira (21), as chuvas registradas no final de semana que controlaram o incêndio no Pantanal, mas ressaltou que são necessárias mudanças na política pública voltada para a região. De acordo com ele, sem a presença de gado em áreas intactas, o acúmulo de material orgânico leva aos incêndios.

“Claro que é uma boa notícia. Tem muitas áreas intactas, que não pode colocar gado, que ao longo dos anos vai criando uma massa de material orgânico muito forte. Aí vem uma estiagem e isso seca. E aí, por algum motivo, seja por incêndio criminoso, por um acidente, um raio, fogo que vem na reserva indígena, da Bolívia, são diversas as causas que criam ali uma condição totalmente complicada, apesar do grande esforço dos bombeiros, dos voluntários, do fazendeiro, de todos que atuaram ali”, disse o governador.

“É lamentável, porque a gente vê cenas ali que chocam o meu coração, que choca o coração de todo mundo, mas é uma realidade que nós temos que ter aí alguma mudança em algum tipo de política pública”, completou, sem, no entanto, explicar quais seriam essas mudanças.

A declaração foi dada antes do início da cerimônia de posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), quando foi questionado se as chuvas teriam sido uma boa notícia. Até o último balanço, mais de 1 milhão de hectares já haviam queimado no Pantanal, entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Em Mato Grosso, o Parque Estadual Encontro das Águas, principal ponto de observação de onças no mundo, e o município de Poconé, foram os mais castigados pelos incêndios. A queimada em novembro foi potencializada pelo fenômeno El Niño, que causa um mês atipicamente mais quente e seco em todo mundo.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet