Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
01:36:01
informe o texto

Notícias / Polícia

22/10/2023 às 12:01

TIROS NO BATALHÃO

Comandante da PM classifica morte de sargento como triste e episódio e acompanha caso com atenção

Sargento que matou colega foi preso em flagrante e Corregedoria-Geral instaurou inquérito para medidas cabíveis

Luíza Vieira

Comandante da PM classifica morte de sargento como triste e episódio e acompanha caso com atenção

Foto: Leiagora

Sargento da Polícia Militar foi preso em flagrante nesse sábado (21) após matar Willian Ferreira Nascimento, também sargento da insituição. O crime aconteceu dentro do Batalhão da cidade de São José do Rio Claro. Em nota, a PM afirma que Corregedoria-Geral já instaurou inquérito para apuração dos fatos e adoção das medidas cabíveis.

O Comandante-Geral da PM Coronel Alexandre Mendes, publicou um texto sobre o ocorrido. Nele, Mendes deu mais detalhes sobre o caso. Segundo ele, a rusga entre os policiais era antiga, culminando com a troca de tiros de sábado, fatal para William.

“Desde as primeiras informações que davam conta de um desentendimento entre dois sargentos, que culminara em disparos de um contra outro, no interior da Unidade Policial, passando posteriormente a relatos de animosidade prévia entre os dois, inclusive rusgas antigas de conhecimento comum, citações apócrifas inclusive de assédio”, menciona.

O Coronel destacou que o caso serve de alerta para a importância do cuidado com o ambiente de trabalho, atrelado à saúde mental.

“(...) resta ainda o alerta que episódios como esse sinalizam a nós, que é o devido cuidado com o ambiente de trabalho e nossa saúde mental, a nos demandar elevado autocontrole. Pois, considerando a carga emocional que suportamos bem como os níveis de estresse próprios a quem está no front da segurança pública, é necessário que todos estejamos atentos, cuidando de nossa mente e relacionamentos na caserna”, declarou.

Nota da PM na íntegra:

Sobre a ocorrência de homicídio envolvendo dois policiais, em São José do Rio Claro, a Polícia Militar de Mato Grosso informa que:

- O policial autor do disparos foi preso em flagrante;

- A Corregedoria-Geral da PM já instaurou inquérito para apuração dos fatos e adoção das medidas cabíveis.

A Polícia Militar de Mato Grosso reforça que não coaduna com nenhum tipo de violência ou abuso de autoridade.


Texto do Comandante-Geral na íntegra:

É com atenção que acompanhamos desde ontem o triste episódio envolvendo dois irmãos de farda. Não apenas a PMMT está consternada, mas, principalmente, São José do Rio Claro, onde esses profissionais dedicaram suas vidas e hoje amanheceu de luto; pasma.

Desde as primeiras informações que davam conta de um desentendimento entre dois sargentos, que culminara em disparos de um contra outro, no interior da Unidade Policial, passando posteriormente a relatos de animosidade prévia entre os dois, inclusive rusgas antigas de conhecimento comum, citações apócrifas inclusive de assédio. Tudo isso, agora povoa as redes sociais bem como foi informado pela imprensa local durante a cobertura e, certamente, será apurado pelo inquérito policial militar. Nada do que circula nas últimas horas deve ser estranho ao trabalho rigoroso da investigação.

Para além da tragédia em que nos cabe imediatamente apoiar familiares, tropa e a cidade de São José do Rio Claro, resta ainda o alerta que episódios como esse sinalizam a nós, que é o devido cuidado com o ambiente de trabalho e nossa saúde mental, a nos demandar elevado autocontrole. Pois, considerando a carga emocional que suportamos bem como os níveis de estresse próprios a quem está no front da segurança pública, é necessário que todos estejamos atentos, cuidando de nossa mente e relacionamentos na caserna. Mas não só. Identificando quem está no limite e precisa de ajuda bem como aqueles que saturam negativamente os relacionamentos.

Encerro dizendo que episódios como ocorrido expressam realidades que muitas vezes só são observadas pela própria consciência e sentimentos de quem vive, e por isso, é tão difícil sua previsão. Cuidemos agora, e curemos, a tropa e a sociedade local que perdeu, cada um à sua maneira, duas referências no combate ao crime.

Alexandre Mendes - Cel PM
Comandante-Geral da PMMT

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet