Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
02:19:52
informe o texto

Notícias / Geral

25/10/2023 às 16:39

NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

SES-MT apresenta ações adotadas para melhoria na regulação do SUS em audiência pública

Desde o início da gestão, Estado ampliou serviços e tem facilitado o acesso da população à assistência em saúde

Leiagora

SES-MT apresenta ações adotadas para melhoria na regulação do SUS em audiência pública

Foto: JL Siqueira / ALMT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) apresentou ações de melhoria na área da regulação do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso, durante a audiência pública que debateu o assunto nesta terça-feira (24), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

De acordo com a secretária adjunta executiva da SES, Kelluby de Oliveira, o Estado já teve grandes avanços em demandas relacionadas à regulação em todo o território mato-grossense. Ela citou o Decreto nº 123 de 2023, que instituiu canais para contato junto à população e depuração da fila existente.

“Desde o início da atual gestão do Governo do Estado foram diversos avanços, como a regulação das macrorregionais, que antes não existia, e o estudo de cada região para mapear os serviços existentes e identificar os possíveis vazios assistenciais em Mato Grosso. Essa estruturação possibilita ao Estado a fácil identificação dos problemas, inclusive daqueles que têm origem nos municípios”, explicou.

A gestora ainda acrescentou que a ampliação dos serviços nos Hospitais Estaduais e Regionais também facilita o acesso da população à assistência em saúde.

A servidora e superintendente estadual de Regulação, Josied Cunha, que atua há mais de 40 anos na SES, também destacou os ganhos na implantação de quatro Centrais de Regulação de Urgência e Emergência (CRUE) por macrorregião de saúde.

“Quando implementamos a CRUE nas macrorregiões – e temos quatro que já foram implantadas –, estamos cumprindo o princípio de regionalização do SUS e levando para a região uma solução para os problemas. O nosso objetivo é que cada macrorregião tenha cada vez mais serviços. Por exemplo, hoje nós temos duas macrorregiões que podemos considerar completas, porque elas começam desde a atenção primária e vão até a atenção terciária em seu mais alto nível, com procedimentos oncológicos, neurológicos e cardíacos”, avaliou a gestora.

Também participaram da audiência pública o promotor titular da 7ª Promotoria de Justiça Cível, Milton Mattos, a co-interventora da Saúde em Cuiabá, Deisi Bocalon, o gerente administrativo do Hospital Universitário Júlio Muller, Cassiano Faleiros, a assessora técnica da Comissão de Saúde e Assistência Social do Tribunal de Contas do Estado, Luzinete Siqueira Rosa, a superintendente estadual de Regulação de Urgência e Emergência, Leda Vilaça, além de representantes da sociedade civil organizada.

 
SES-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet