Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
00:12:39
informe o texto

Notícias / Política

26/10/2023 às 11:36

PARALISAÇÃO NA SANTA CASA

Lúdio aponta colapso em terceirização e SES diz que inconsistências em documentos geraram atrasos

Secretaria também ressaltou que o pagamento dos funcionários é responsabilidade das empresas;

Da Redação - Renan Marcel / Reportagem local - Jardel P. Arruda

Lúdio aponta colapso em terceirização e SES diz que inconsistências em documentos geraram atrasos

Foto: Lenine Martins/Secom-MT

Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, o deputado Lúdio Cabral (PT) afirmou que o estado de Mato Grosso está prestes a viver um colapso na Saúde, com a paralisação de serviços da Saúde em diversos municípios. Segundo ele, além dos anestesistas que cruzaram os braços no Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, já há ameaça de paralisação também em Rondonópolis a partir do dia primeiro de novembro.

Na Santa Casa, cerca de 20 cirurgias eletivas foram suspensas na quarta-feira (25), por paralisação dos anestesistas, que apontam atraso de cinco meses no recebimento dos salários. . "Os pacientes que seriam atendidos não o foram por falta de pagamento. Rondonópolis ameaça paralisar serviços, também por falta de pagamento, a partir do dia 1º de novembro. Sorriso com serviços já paralisados, Colíder com serviços paralisados, porque o Estado está atrasando quatro ou cinco meses o pagamento", elencou Lúdio.

Para o deputado, o problema está na forma de contratação e na terceirização dos trabalhos na área da saúde. "O sistema de regulação não funciona se você não consegue manter os serviços em funcionamento. Na minha leitura o que está acontecendo é um colapso desse modelo de gestão que o Estado adotou, que é o de terceirização de serviços.  Por conta das muitas irregularidades na forma de contratação e das iniciativas dos órgãos de controle, o Estado hoje não consegue regularizar os contratos e os pagamentos, por isso a interrupção dos serviços em decorrência desses atrasos", avaliou o parlamentar.

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde informou que identificou inconsistências nos documentos referentes às prestações de contas das empresas terceirizadas do Hospital Estadual Santa Casa. Diante disso, a documentação foi devolvida para correções e orientações; os documentos já foram corrigidos e reencaminhados para a Secretaria, que iniciou o processo de pagamento. Ressaltou, contudo, que o pagamento dos profissionais é uma responsabilidade das empresas. A responsável pelos serviços na Santa Casa é a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Estado de Mato Grosso (Coopanest-MT),  com 19 profissionais anestesistas. a Coopanest também atende o Hospital Regional de Sorriso.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet