Cuiabá, domingo, 28/04/2024
06:01:17
informe o texto

Notícias / Política

31/10/2023 às 13:19

MANUTENÇÃO DOS FUNDOS

Após 4 meses, Fagundes retorna ao Senado e briga para manter Fethab na reforma tributária

O Fethab foi mantido por meio de uma emenda ao projeto na Câmara Federal, mas existe uma pressão do governo Federal para que a emenda seja derrubada no Senado

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Gabriella Arantes

Após 4 meses, Fagundes retorna ao Senado e briga para manter Fethab na reforma tributária

Foto: Edilson Rodrigues / Agência Senado

O senador Wellington Fagundes (PL) reassume a sua cadeira no Congresso Nacional na próxima semana, após quatro meses afastado por motivos de saúde. O parlamentar afirma que o seu foco será trabalhar em cima da reforma tributária, a fim de manter o Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) em Mato Grosso, e evitar a perda de mais de R$ 3 milhões para o Estado.
 
“A grande preocupação para Mato Grosso é essa reforma, é acabar com os fundos, e nós queremos focar para que Mato Grosso não seja prejudicado. Queremos uma reforma, todas reformas são importantes, mas que seja para simplificar o Brasil e diminuir a carga tributária. Agora, estão querendo criar um fundão que aí vai aumentar a carga tributária. Tenho certeza que isso não será aprovado”, analisou o liberal.
 
Esse é um dos pontos que mais preocupa o governador Mauro Mendes (União). Prova disso é que ele tem feito um forte trabalho de articulação junto à bancada federal e aos ministros.
 
Na Câmara Federal os deputados aprovaram uma emenda aglutinativa que impede a extinção dos fundos, o que beneficiária vários estados brasileiros. Contudo, o governo Federal tem feito um forte trabalho no sentido de derrubá-la no Senado.
 
O texto passou pelo crivo dos deputados federais em julho deste ano e agora tramita no Senado.
 
Suplente
 
Neste período em que ficou afastado, o empresário Mauro Carvalho (União) ocupou a cadeira. Fagundes rasga elogios ao seu primeiro suplente e promete que irá se afastar no próximo ano para contemplar a segunda suplente Rosana Martinelli.
 
“Estou me recuperando e quero destacar o trabalho do Mauro. Como senador ele teve um destaque especial em três meses e pouco, semana que vem concluiu. Demonstrou que tem competência, que está preparado, ajudou muito o estado, inclusive na tramitação da reforma tributária”, concluiu.
 
Com o retorno de Fagundes ao Senado Federal, Mauro Carvalho deve reassumir o seu posto frente à Casa Civil de Mato Grosso, que atualmente está sendo comandada pelo deputado federal Fabio Garcia (União).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet