Cuiabá, domingo, 28/04/2024
23:35:02
informe o texto

Notícias / Geral

06/11/2023 às 09:52

ENEM 2023

Com 30,4% de ausência, Mato Grosso fica entre os 10 estados com maior número de faltas no primeiro dia

É recomendado a quem perdeu o primeiro dia que mesmo assim faça o segundo, sobretudo os que tiveram isenção da taxa de inscrição

Renan Marcel

Com 30,4% de ausência, Mato Grosso fica entre os 10 estados com maior número de faltas no primeiro dia

Foto: Paulo Henrique Fanaia/Leiagora

Dados preliminares do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 apontam que em Mato Grosso o índice de ausentes no primeiro dia da prova chegou a 30,4%, ficando o estado entre os 10 com o maior número de abstenções - veja a lista nas imagens abaixo.

Leia mais: Em desespero, mãe chora e pede de joelhos pela entrada da filha que se atrasou para prova

Para este ano, haviam 63.924 inscritos em Mato Grosso, o que representa 1,6% das mais de 3,9 milhões em todo o Brasil. Em comparação com o ano anterior,  houve um aumento de 10,7%. Em 2022 foram 57.728 inscritos. O perfil dos concorrentes no estado indica que a maioria é mulher   61,8% (39.529) das inscrições. Homens representam  38,2% (24.395). E a principal faixa etária está entre os 17 e 18 anos.

No primeiro dia do exame, os candidatos testaram seus conhecimentos nas provas de linguagens. A segunda fase ocorre no dia 12 de novembro, com provas de Ciências da Natureza e Matemática.

Reaplicação

Segundo as orientações do  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é recomendado a quem perdeu o primeiro dia que mesmo assim faça o segundo, sobretudo aos que tiveram isenção da taxa de inscrição. O estudante tem a possibilidade de pedir a reaplicação das provas da primeira etapa, desde que a falta esteja dentro dos critérios do edital.

O prazo para solicitar a reaplicação, por meio da Página do Participante, será de 13 a 17 de novembro. As pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, podem pedir para fazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro. O mesmo vale para as pessoas que foram alocadas em locais de prova com distância superior a 30 km da residência informada na inscrição.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet