Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
03:37:12
informe o texto

Notícias / Geral

07/11/2023 às 08:38

HOSPITAIS REGIONAIS

Após negociação, SES pagará por serviços comprovados e deixará pendente apenas as divergências com empresas

Além disso, a aplicação das multas por descumprimento de cláusula contratual deverá ocorrer em competência futura ou pela execução da garantia contratual depositada pela contratada

Alline Marques

Após negociação, SES pagará por serviços comprovados e deixará pendente apenas as divergências com empresas

Foto: CGE-MT

Após problemas com atrasos nos repasses e incompatibilidade nos dados, algumas estratégias estão sendo desenvolvidas para agilizar os pagamentos dos serviços prestados pelas empresas contratadas pelo Estado para atuar nos hospitais regionais.

A medida definida é para que a Secretaria de Saúde efetue os pagamentos, dentro do prazo estipulado para aqueles serviços devidamente comprovados como prestados, e mantenha pendente apenas o pagamento da parte que ainda depende de manifestação da empresa e análise pela pasta. Isto porque, de acordo com o governo, havia divergências entre a prestação de contas entregues pelas empresas e os valores estabelecidos em contrato. 

“Essa ação teve o objetivo de dar mais segurança na análise dos processos e fluxos de pagamento da pasta. É extremamente relevante o entendimento sobre as particularidades existentes na prestação dos serviços, sobretudo no interior do estado”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Também ficou definido que na hipótese de multa por descumprimento de cláusula contratual, a aplicação deve se dar em competência futura ou pela execução da garantia contratual depositada pela contratada.


Durante o desenvolvimento do trabalho, o conselheiro do CRM, Giovani Mendes Ferreira, enfatizou que a parceria firmada demonstra o compromisso do Governo de Mato Grosso com uma saúde pública mais eficiente e acessível à população. “Foi uma oportunidade de, como médico, entender determinadas exigências que precisam ser cumpridas”, disse.

O controlador-geral do Estado, Paulo Farias, ressaltou que a consultoria integrada é uma forma de envolver todas as partes interessadas e chegar a um consenso que resulte na melhoria da prestação dos serviços à população. Por isso, devido à relevância social do assunto, a CGE propôs que o grupo de trabalho seja permanente.

O debate envolveu diversos órgãos como a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e a Controladoria Geral do Estado (CGE) que criaram estratégia, em conjunto com a Auditoria-Geral do Sistema Único de Saúde (Agsus) e o Conselho Regional de Medicina (CRM).
 
Com informações da SES-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet