Cuiabá, domingo, 28/04/2024
18:23:24
informe o texto

Notícias / Geral

07/11/2023 às 18:02

PERIGO NOTURNO

Vídeo | Usuários do transporte coletivo cobram melhorias e segurança nas estações de ônibus da capital

Além da falta de climatização em alguns locais, as paradas têm se tornado cada vez mais perigosas durante a noite

Karine Arruda

<Font color=Orange> Vídeo </font color> | Usuários do transporte coletivo cobram melhorias e segurança nas estações de ônibus da capital

Foto: Karine Arruda/Leiagora

Aguentar o calorão já é de praxe para os cuiabanos, mas suportar as altas temperaturas em um ambiente superlotado e mal climatizado é praticamente desumano. Essa é a realidade de muitos usuários do transporte público coletivo da capital.

O Leiagora foi até os principais pontos e estações de ônibus de Cuiabá para ouvir as indignações daqueles que dependem do famoso “busão” para se deslocarem, seja com destino ao trabalho, à escola, faculdade, compras ou para resolver aqueles assuntos pessoais que só são solucionados em lojas físicas.

A situação enfrentada pela moradora Isis Oliveira é bem parecida com a de muitos outros que usam o transporte diariamente. Ela conta que não tem escolha ao embarcar no veículo, ora vai apertada e correndo riscos na porta do coletivo, ora não entra por motivo de superlotação.

“É um [ônibus] que vai e um que vem, e às vezes ele vai lotado e a gente vai em pé, porque não tem, só tem dois ônibus no nosso bairro”, disse.

Isis também contou que recentemente um dos ônibus que passa pela Avenida São Sebastião saiu da frota, ou seja, se antes já demorava e vinha cheio, agora está pior ainda. “Eram dois, tiraram um e deixaram só um. É de duas em duas horas que passa, então pra gente já tá difícil, né? Sempre atrasa, ou passa muito cedo ou passa tarde demais ou então não passa”.

Para Suélia Lima, independente da linha, frota ou empresa prestadora do serviço, as condições do transporte são as mesmas. “Eu tenho ciência de que todos os dias que eu vou pegar ele, ou eu vou em pé na porta ou eu não vou, ou eu enfrento isso ou eu fico no ponto de ônibus”, comentou.

Além de todas essas questões que envolvem propriamente as condições de uso do transporte público, os pontos de parada e estações de ônibus, que deveriam ser climatizados, também estão deixando a desejar, principalmente no quesito segurança.

“Olha, na questão do ônibus eu achei que melhorou muito, porque agora tem ar-condicionado, mas poderia ajudar colocando mais ônibus”, contou a estudante Thais Rodrigues.

Por outro lado, a jovem relatou à reportagem sobre o perigo enfrentado todos os dias ao voltar do trabalho. “Eu acho a Bispo perigosa de noite e a Ipiranga também. Eu acho que faltava mais gente para ficar vigiando, porque aqui no centro é um lugar perigoso”, pontuou.

Para além do caos

Vale lembrar que, na manhã dessa segunda-feira (6), motoristas de ônibus de Cuiabá paralisaram os trabalhos em virtude da falta de repasse dos salários por parte da Prefeitura Municipal à empresa Caribus Transportes.

A suspensão das atividades atingiu principalmente moradores da região do Coxipó, em bairros como Tijucal, Osmar Cabral e Pedra 90, que foram pegos de surpresa com o protesto que não chegou a ser informado antecipadamente pelo sindicato.

Já no final da tarde dessa segunda, por volta das 16h, a empresa Caribus Transportes informou que os pagamentos já haviam sido feitos e a frota correspondente a 25% da linha de Cuiabá voltaria às ruas.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet