Cuiabá, domingo, 28/04/2024
05:27:51
informe o texto

Notícias / Política

07/11/2023 às 16:58

MENOR IMPACTO

CCJ acata emenda de senadora de MT e Fethab terá validade até 2043

A medida, de autoria da senadora Margareth Buzetti (PSD), ameniza os impactos da reforma para Mato Grosso, uma vez que o texto original previa a extinção dos fundos estaduais

Leiagora

CCJ acata emenda de senadora de MT e Fethab terá validade até 2043

Foto: Agência Senado

Emenda apresentada ao texto-base da Reforma Tributária, a qual garante a prorrogação do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) até 2043, foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal na tarde desta terça-feira (07).

A medida, de autoria da senadora Margareth Buzetti (PSD), ameniza os impactos da reforma para Mato Grosso, uma vez que o texto original previa a extinção dos fundos estaduais.

Essa, inclusive, era uma das principais preocupações do governador Mauro Mendes (União), uma vez que, somente em 2022, o fundo representou R$ 3,2 bilhões para os cofres do estado, revertidos em investimento infraestrutura.

“Conseguir estender o Fethab até 2043 foi um golaço, afinal, esse recurso retorna para o estado em forma de estradas, de pontes, e faz a economia continuar girando”, comemorou a senadora.
 
O texto incluído na reforma faz referência aos Estados que possuíam, em 30 de abril de 2023, fundos destinados a investimentos em obras de infraestrutura e habitação e financiados por contribuições sobre produtos primários, caso do Fethab de Mato Grosso.
 
Depois de aprovado pela CCJ, por 20 votos a 6, o texto agora precisa ser aprovado em plenário, em dois turnos. A primeira votação está prevista para acontecer amanhã (08).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet