Cuiabá, domingo, 28/04/2024
15:43:31
informe o texto

Notícias / Política

13/11/2023 às 08:03

EXPEDIENTE EXTRA

Júlio convoca reunião extraordinária da CCJR e ‘mineração em reserva legal’ dará passo rumo aprovação

Mesmo se algum deputado pedir vista, devolução será na sessão de terça-feira

Jardel P. Arruda

Júlio convoca reunião extraordinária da CCJR e ‘mineração em reserva legal’ dará passo rumo aprovação

Foto: Ronaldo Mazza/ALMT

Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), o deputado Júlio Campos (União) convocou reunião extraordinária para segunda-feira (13), um dia antes do normal. Isso porque devido ao feriado da  Proclamação da República, na próxima quarta-feira (15), a sessão legislativa ocorrerá na terça-feira (14).

Com esse adiantamento, o projeto de lei complementar 64/2023, que visa autorizar a realocação de reserva legal de propriedades para fins de mineração, deve dar mais um passo rumo à aprovação. O PLC já foi aprovado em primeira votação na Comissão de Meio Ambiente; após receber parecer na  CCJR, poderá ser votado pela segunda vez em plenário.

Caso algum dos membros solicitem vista do projeto, ainda assim precisarão devolver em 24h e a CCJR pode votar um parecer oral durante a sessão plenária de terça-feira. Contudo, um pedido de vista em plenário ainda pode adiar essa segunda votação para a sessão legislativa do dia 22 de novembro.

Embora parlamentares da oposição permanente, Lúdio Cabral (PT) e Valdir Barranco (PT), e de oposição ocasional, deputado de Wilson Santos (PSD), se manifestarem veementemente contra a proposta, a tendência é aprovação da matéria ainda em novembro, com a possibilidade de sanção do governo do Estado ainda em 2023.

Contudo, o deputado estadual Lúdio Cabral já adiantou que, caso a proposta seja transformada em lei, irá judicializar o caso.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet