Cuiabá, domingo, 28/04/2024
12:15:53
informe o texto

Notícias / Geral

19/11/2023 às 17:16

ASSISTA À ENTREVISTA

Mauren rebate Fagundes e aponta falta de conhecimento do senador sobre incêndios no Pantanal

A secretária explica os planejamentos desenvolvidos pela pasta para conter as queimadas e os investimentos do governo

Luíza Vieira

Mauren rebate Fagundes e aponta falta de conhecimento do senador sobre incêndios no Pantanal

Foto: Emilly Cassim

A secretária estadual de Meio Ambiente Mauren Lazzaretti rebateu as críticas do senador Wellington Fagundes (União) e apontou falta de informação por parte do parlamentar quanto aos incêndios no Pantanal. Na quinta-feira (16), o senador afirmou que os governos estadual e federal não tomaram medidas necessárias a tempo para evitar que os incêndios no Pantanal, que ocorrem todos os anos, tomassem proporções gigantescas e ficassem fora de controle. 

Em entrevista ao Agora na Capital da sexta-feira (17), a gestora elencou as ações no governo no combate às chamas. “Eu lamento muito que a gente acabe vendo o que podemos chamar até de fake news ou manifestações distorcidas. Algumas por falta de conhecimento, outras por interesses próprios e outros porque replicam uma informação equivocada”, considerou Mauren.

A resposta veio após ser questionada quanto à ausência de um planejamento por parte da pasta de Meio Ambiente quanto aos incêndios que assolam o Pantanal neste mês, em específico atrelado às críticas feitas pelo parlamentar.

A secretária explicou que foi feito um estudo para gestão do controle de queimadas durante o período de estiagem que geralmente se encerra no final de outubro. Todavia não havia previsão de que novembro seria um mês tão atípico quanto às chuvas.
 
“Nós fizemos um planejamento para os incêndios florestais e aos desmatamentos no início do ano. [...] Em maio do ano de 2023 também fez um planejamento para o Pantanal. Em nenhum desses planejamentos tinha como prever a situação absolutamente atípica do mês de novembro. Então é um certo desconhecimento por parte daqueles que fazem críticas imaginando que nós não temos um planejamento”.

A gestora afirma que também há muita fake news atrelada ao tema e que apesar de preocupante, os incêndios deste ano nem se comparam com as queimadas de 2020.

“Tem muito fake news em relação ao Pantanal em comparação com aquelas que enfrentamos em 2020, falando que o Pantanal está queimando inteiro. Nós estamos falando hoje de uma situação crítica no mês de novembro, mas o percentual do Pantanal que foi atingido pelo fogo no ano todo de 2023 é de 9,68% do território, o que não se compara a 2020”, alertou.

Ela destacou que o Governo de Mato Grosso em parceria com o Governo Federal estão trabalhando para conter as chamas, além de elencar medidas adotadas pela Sema e investimentos.

“O que está acontecendo é que nós estamos adotando todas as medidas cabíveis e pertinentes no mês de novembro como o decreto de emergência, considerando o cenário técnico que nós temos. (...)  Nós estamos falando de investimentos que foram coordenados na ordem de R$ 77 milhões com ações que foram cautelosamente discutidas pelo corpo técnico dos bombeiros, de segurança pública, pelos técnicos de estado de meio ambiente, assim como com o Governo Federal”, ressaltou. 

Confira a entrevista completa:

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet