Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
06:33:33
informe o texto

Notícias / Política

16/11/2023 às 12:30

PANTANAL EM CHAMAS

Fagundes cita falta de prioridade e diz que governos não fizeram o necessário para evitar destruição

O incêndio já se aproximou de pousadas na região da Transpantaneira, ponto turístico de Mato Grosso

Da Redação - Renan Marcel / Reportagem local - Jardel P. Arruda

Fagundes cita falta de prioridade e diz que governos não fizeram o necessário para evitar destruição

Foto: JL Siqueira/ALMT

O senador Wellington Fagundes (PL) afirmou na manhã desta quinta-feira (16) que os governos estadual e federal não tomaram medidas necessárias a tempo para evitar que os incêndios no Pantanal, que ocorrem todos os anos, tomassem proporções gigantescas e ficassem fora de controle. "O necessário não foi feito. Foram feitos alguns paliativos", pontuou. Para ele, faltou prioridade para o assunto, mesmo depois da tragédia ambiental de 2020.

"Eu acredito que precisava efetivamente de um programa mais concreto, baseado na ciência e na tecnologia. Nós fizemos um projeto junto com a AMM [Associação dos Municípios Mato-grossenses] e a Universidade Federal [UFMT] para furar os poços artesianos, mas a burocracia fez com que até agora não fosse feito, mesmo tendo equipamentos e tudo pronto para executar. A decisão de tratar como prioridade é que vai amenizar para o ano que vem".

O parlamentar acredita que a emergência ambiental pode mobilizar e convencer o Congresso a votar o Estatuto do Pantanal. "Espero que agora a gente possa sensibilizar os nossos companheiros".

Leia mais: Incêndios se aproximam de pousadas na região da Transpantaneira

Fagundes disse ainda que o combate ao fogo na região é um trabalho permanente, que envolve a criação de legislações, incentivos aos pantaneiros e a perfuração de poços artesianos, além de outras iniciativas como a conscientização da população local.

Na tarde desta quarta-feira (15), o incêndio se aproximou de pousadas na região da Transpantaneira, ponto turístico de Mato Grosso. Atualmente, as chamas estão sendo combatidas por aproximadamente 200 servidores estaduais e federais, além de Organizações Não Governamentais (ONGs) e associações sem fins lucrativos.

"O Pantanal precisa de uma estratégia muito grande. É uma região sensível, nós temos o fato consumado que é o desmatamento aqui em cima e  precisa de uma legislação para permitir que os proprietários, que são donos de mais de 93% do território pantaneiro, tenham condições de fazer as queimas controladas, os aceiros. Ao mesmo tempo, que o poder público tenha condições de fazer investimentos com poços artesianos. Cuiadar do Pantanal não é trabalho para um só", observa.

Wellington lembrou que recentemente houve uma reunião entre o governo de Mato Grosso e o governo federal o Plano de Trabalho para o combate aos incêndios florestais no Pantanal mato-grossense.  

"Antes tarde do que nunca porque o governo federal e do Estado entenderam que tem que ser uma ação não só neste momento, mas durante o ano inteiro. Por isso temos que trabalhar muito intensamente agora para acabar com essas queimadas, contar com a ajuda de Deus também, mas planejar para os próximos anos o que a gente pode fazer de forma mais definida e sustentável".

O plano é elaborado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em conjunto ao Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Emergência ambiental

Na terça-feira, o governo de Mato Grosso decretou emergência ambiental em decorrência dos incêndios florestais no Estado. O decreto n° 584 tem vigência por 60 dias.

O documento é um reforço ao Decreto nº 579/2023, que determinou a prorrogação do período proibitivo para queimadas no Estado até 30 de novembro, para atender à exigência do Governo Federal no pedido de apoio para combate aos incêndios. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet