Cuiabá, segunda-feira, 06/05/2024
14:42:46
informe o texto

Notícias / Polícia

28/12/2023 às 12:02

VIDAS INTERROMPIDAS

Apesar de queda de 11%, número de mulheres assassinadas ainda é grande em Mato Grosso

Confira os casos que mais comoveram a população em 2023

Eloany Nascimento

Apesar de queda de 11%, número de mulheres assassinadas ainda é grande em Mato Grosso

Foto: reprodução/Montagem Leiagora

Uma queda de 11% foi registrada no número de feminicídios entre janeiro a outubro deste ano em Mato Grosso, em comparação ao mesmo período do ano passado. No entanto, ainda há muito que melhorar, pois 33 mulheres tiveram a vida ceifada de forma trágica pela simples condição de ser mulher.

Conforme um levantamento feito pelo Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), em agosto deste ano, 89% das vítimas foram mortas por companheiros, namorados ou ex-parceiros. Do total dos crimes, mais de 70% ocorreram nas casas das vítimas, em que o principal meio empregado foi a arma de fogo, em 68% das mortes, seguido de outras armas brancas, ou seja faca, canivete, facão.

Além de trazer um vazio, sensação de impotência, impunidade e insegurança para a sociedade, o feminicídio afeta diretamente a vida de milhares de famílias que perderam uma mãe, filha, irmã, amiga, entre outras. 

Entre as vidas afetadas está a de 36 filhos que perderam as mães assassinadas no primeiro semestre deste ano no estado. Quatro ficaram órfãos de mãe e pai. Das vítimas, 15 tinham filhos com seus algozes e 6 foram mortas na frente dos seus descendentes. 

Os dados fazem parte da análise “Mortes Violentas de Mulheres e Meninas em Mato Grosso”, produzida pela Polícia Civil de Mato Grosso a partir da coleta de informações em boletins de ocorrências e inquéritos policiais.

Muitos destas ocorrências foram noticiados ao decorrer do ano pelo Leiagora. Abaixo listamos 10 casos que geraram mais comoção em Mato Grosso.


Confira os casos que mais comoveram a população:

1 - Filho de Bezerra é suspeito de matar casal em frente a condomínio de luxo em Cuiabá


A morte da advogada Thays Machado, cometida pelo ex-namorado, Carlos  Carlos Alberto Gomes Bezerra, filho do deputado federal Carlos Bezerra (MDB), também gerou grande comoção. O namorado da vítima também foi morto a tiros pelo criminoso. O crime ocorreu no dia 16 de janeiro, em Cuiabá.

2 - Frentista mata ex-namorada com ao menos 10 facadas no Pedra 90

A jovem Emily Bispo da Cruz, 20 anos, brutalmente assassinada em 16 de março na frente do filho de 4 anos, no bairro Pedra 90, em Cuiabá.  O autor do crime, Antônio Aluízio da Conceição Marciano, não aceitava o fim do relacionamento. 

3 - Advogada é encontrada morta dentro de carro no Parque das Águas

Em 13 de agosto, outro crime brutal provocou revolta e tristeza em Mato Grosso. a advogada Cristiane Castrillon da Fonseca Tirloni, 48 anos, foi encontrada morta no Parque das Águas em Cuiabá. A perícia apontou que a vítima foi abusada sexualmente e brutalmente espancada pelo ex-policial  Almir Monteiro dos Reis.

4 - Marido mata esposa a tiros, confessa crime em distribuidora e foge

Ana Paula dos Santos Pereira Magalhães, 41 anos, foi morta com um tiro na cabeça pelo marido. O crime ocorreu no dia dia 2 de setembro na frente da filha do casal, 6 anos, em Cotriguaçu. O médico veterinário, Anderson Francisco de Magalhães, 43 anos, foi denunciado por homicídio triplamente qualificado.

5 - Mulher é morta pelo marido com tiro no peito; suspeito alegou que ela foi vítima de tentativa de assalto 

Joicemara Baltazar de Moraes, 27 anos, teve a sua vida ceifada no dia 5 de setembro em Juína pelo marido na frente da filha de apenas 11 meses. Inicialmente, Elvis Guebarra Fernandes, alegou que a mulher havia sido baleada após reagir a um assalto, mas acabou desmentindo a versão.  A arma do crime foi encontrada no quintal da casa.

6 - Após desentendimento, marido mata esposa de 26 anos a facadas

Mikaelly Mendes da Silva, 26 anos, foi morta a facadas após um desentendimento com o marido no dia 7 de outubro, no município de Tangará da Serra (a 244 km de Cuiabá). O autor do feminicídio foi preso em flagrante  e arma do crime foi apreendida na casa da mãe dele.

7 - Mulher é morta a facadas pelo ex-marido; suspeito fugiu

Recém divorciada, Simone Antunes da Silva, 34 anos, foi morta pelo ex-marido a facadas no dia 10 de outubro em Sinop (a  476 km de Cuiabá).  Cerca de 27 dias antes de ser morta, a vítima denunciou o ex-marido por ameaça e lesão corporal. Ela chegou a solicitar medida protetiva. 

8 -  Ex-marido mata mulher com 44 facadas após ver ela chegando em casa com amigo 

O feminicídio fez mais uma vítima na noite de 15 de novembro, no bairro Nova Era, em Cáceres (a 219 km de Cuiabá). Rosemar Cebalho Baroncielo Bispo, 34 anos, estava chegando do serviço acompanhada de um colega de trabalho, quando foi surpreendida pelo ex-marido Aloísio Teodoro Bispo Filho, 37 anos. A mulher foi esfaqueada 44 vezes.


 
9 - Ex-namorado mata mulher e é encontrado ao lado de corpo abraçado à filha ​de 1 ano

A jovem Paulina Luz de Amorim, 23 anos,  foi morta pelo ex-namorado, de 21 anos, em Querência, (a 912 km de Cuiabá), no dia 25 de novembro. Segundo a Polícia Civil, o homem foi encontrado deitado ao lado da vítima, abraçado a uma bebê de 1 ano. 

O autor do crime confessou e alegou ter matado a vítima após ver mensagens no celular dela.


10 - Mãe e três filhas são encontradas mortas com cortes no pescoço dentro de casa; pedreiro confessa crime

Cleci Calvi Cardoso, 46 anos, e as filhas Miliani Calvi Cardoso, 19 anos, Manuela Calvi Cardoso, 13 anos e Melissa Calvi Cardoso, 10 anos, foram brutalmente assassinadas dentro de casa no dia 24 de novembro, em Sorriso.

O casou gerou comoção nacional por conta da crueldade. As vítimas foram estupradas e mortas com cortes profundos no pescoço. A mais nova de 10 anos, foi asfixiada.

O criminoso, Gilberto Rodrigues dos Anjos, 32 anos, confessou o crime. Ele trabalhava como pedreiro em uma obra ao lado da casa das vítimas. Ele possuía dois mandados de prisão em aberto, sendo um por estupro cometido em Lucas do Rio Verde, e o outro por latrocínio em Mineiros, no estado de Goiás.


 
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • MARCELO COURA CORREA 28/12/2023 às 00:00

    Calcula esse numero por 100.000 !!!! De acordo com ultimo censo 2022 morrem 29,3 por 100.000 (IBGE) !!!! Se no geral morre quase 30,00 por 100.000 quantas são mulheres ? Vamos falar sobre morte de homens. Já que inclusive as mortes de mulheres estão em quedas ! Que tal ?

 
Sitevip Internet