Cuiabá, domingo, 28/04/2024
23:18:11
informe o texto

Notícias / Geral

23/11/2023 às 16:56

SOLIDARIEDADE

MT Hemocentro realiza coleta de sangue e homenagens aos doadores neste sábado

Ação marca o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado nessa data

Leiagora

MT Hemocentro realiza coleta de sangue e homenagens aos doadores neste sábado

Foto: Fernanda Nazário

O MT Hemocentro realizará coletas de sangue neste sábado (25), das 7h30 às 16h. O objetivo da ação é comemorar o Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado nesta data.

“Queremos externar nossa gratidão aos doadores de sangue que, com esse gesto voluntário e altruísta, nos auxilia a salvar vidas no decorrer do ano. Este é um momento de felicitar os heróis de muitos pacientes do MT Hemocentro e pacientes hospitalizados que precisam de sangue”, diz a diretora da unidade, Gian Carla Zanela.

O MT Hemocentro fará, ao longo deste sábado, diversas homenagens aos doadores voluntários. Às 9h, haverá a apresentação do Corpo Musical da Polícia de Mato Grosso-MT, seguido do grupo “Com a Corda Toda”, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e apresentação de dança feita por uma doadora regular.

As coletas de sangue ocorrerão normalmente. Os doadores voluntários podem agendar a doação por este link. Embora haja necessidade de todos os tipos sanguíneos, no momento a maior carência é pelos tipos negativos O-, B- e pelo tipo positivo O+.

Quem pode doar?

A doação de sangue no Brasil deve ser voluntária e altruísta. O sangue coletado beneficia pessoas internadas e em tratamento nas unidades e hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado.

O Ministério da Saúde recomenda que o doador compareça à unidade portando um documento oficial com foto, tenha mais de 51 kg, esteja em bom estado de saúde, tenha uma alimentação saudável e esteja bem hidratado, principalmente em períodos de extremo calor. Os candidatos precisam ter idades entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias e nunca devem doar sangue em jejum.

Homens podem fazer até quatro doações anuais, com intervalo de dois meses entre cada uma. Já as mulheres podem fazer três doações por ano, com um intervalo de três meses.

Em cada coleta, é retirado um volume aproximado de até 450 ml de sangue. Recomenda-se, nas primeiras horas após a doação, descanso e evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.

Serviço

Além do site de agendamento, mthemocentro.saude.mt.gov.br/index.php, as doações podem ser agendadas por meio dos telefones (65) 3623-0044 (Ramal 221 e 222) e WhatsApp (65) 9 8433-0624. A sede do MT Hemocentro está localizada na Rua 13 de Junho, nº 1.055, Centro Sul, Cuiabá.

O funcionamento regular da unidade ocorre de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h. 

 
MT Hemocentro
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet