Cuiabá, sábado, 27/04/2024
07:29:21
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

28/11/2023 às 19:00

MORATÓRIA DA SOJA

Vice-presidente da Aprosoja analisa que MT precisa expandir mercado para garantir independência de grandes tradings

Para ele, as grandes empresas são detentoras do monopólio de exportação e o estado precisa buscar alternativas

Da Redação - Luíza Vieira / Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

Vice-presidente da Aprosoja analisa que MT precisa expandir mercado para garantir independência de grandes tradings

Foto: Paulo Henrique Fanaia / Leiagora

Para o presidente eleito da Aprosoja-MT, Lucas Costa, Mato Grosso precisa criar novos mercados para absorver o escoamento de grãos e carne para não ficar dependente de grandes empresas de exportação. A fala foi feita em coletiva de imprensa, realizada na quinta-feira (23), sob o contexto dos debates quanto à Moratória da Soja, após ser questionado sobre uma possível saída das multinacionais do Estado.

“Pode acontecer sim, mas a gente sabe que essas empresas, a maior parte do volume, elas exportam para o mercado asiático e a Ásia vem com fome e ela precisa de proteína e Mato Grosso tem para oferecer. Talvez, seja uma saída para criarmos novos mercados para absorver toda essa produção de Mato Grosso, sem a gente depender nada da Europa”, avaliou.

A Moratória da Soja assinada em 2008 e governada pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), que é presidida pelo empresário mato-grossense Blairo Maggi, e Associação Nacional dos exportadores de Cereais (Arsec), mantêm relações com signatárias como o próprio Grupo Amaggi e Cargill, as quais limitam as exportações de soja com produtores que em suas áreas de cultivo não apresentem nenhum tipo de desmatamento na região amazônica.

Com o mercado restrito à zero chance de desmate, produtores mato-grossenses chegaram a pressionar o governo de Mato Grosso, sob a alegação de que o próprio Código Florestal Brasileiro admite desmatamento legal de até 20% de em uma propriedade rural situada nesta região. Por sua vez, o governador Mauro Mendes afirmou que com cautela visa criar medidas que resolvam a situação, as quais podem estar atreladas à retirada de benefícios fiscais às grandes trades, empresas que atuam como intermediárias entre o processo de compra e venda de determinado produto.

Situação delicada, uma vez que as empresas são responsáveis por mais de 90% de toda a soja produzida no país. Por isso, Lucas chega a afirmar que as instituições formam um monopólio e até cartel no mercado. 

“Hoje a união dessas empresas que estão aderindo à moratória é mais de 90% do mercado. Então, isso chama atenção, teoricamente é um monopólio, podendo ser até considerado um cartel dessa união que restringe para esses produtores que não tenham opção”, avalia.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet