Cuiabá, quarta-feira, 15/05/2024
20:10:28
informe o texto

Notícias / Política

24/11/2023 às 08:19

MAIS UMA PRA CONTA

Vereadores repercutem outro escândalo na saúde de Cuiabá

Essa é a 19ª operação envolvendo a prefeitura da capital durante a gestão de Emanuel Pinheiro

Da Redação - Karine Arruda / Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

Vereadores repercutem outro escândalo na saúde de Cuiabá

Foto: Prefeitura de Cuiabá

Somando todas as operações realizadas pela polícia contra a Prefeitura de Cuiabá, sob a gestão de Emanuel Pinheiro (MDB), a "Raio X", deflagrada nessa qinta-feira (23), que investiga irregularidades na secretaria municipal de saúde já é a 19ª. O número é considerável, visto que o gestor está há seis anos à frente do Executivo. Diante do acúmulo de mais uma operação, alguns vereadores não perderam tempo para se posicionar.

Uma das parlamentares que puxou a fila para criticar a gestão do prefeito foi Maysa Leão (Republicanos), que achou incoerente o discurso da prefeitura sobre a falta de equipamentos de raio-x, sendo que vários deles foram encontrados abandonados durante uma fiscalização.

“É surpreendente que a gente tenha uma operação raio-x porque no período prévio de acontecer a intervenção, uma das faltas que a gente tinha em todas as unidades era de raio-x. A gente não tinha raio-x e ultrassom, inclusive eu fiz uma fiscalização no HMC, onde nós achamos um expurgo que tinha vários equipamentos de raio-x e ultrassom novos lá dentro, no período da gestão Emanuel na secretaria de saúde”, disse.

A vereadora Michelly Alencar (União) salientou: “Em 2022, em nenhuma das UPAs havia o fornecimento de raio-x. Nós chegamos em algumas UPAs, tinham ali os equipamentos que estavam desativados, de qualquer maneira, em depósitos. Em outras UPAs não tinha mais o aparelho”.

Ela também ressalta a quantidade de investigações envolvendo a gestão de Emanuel na prefeitura. “A gestão Emanuel Pinheiro coleciona operações, isso infelizmente a gente tem que dizer. [...] Nós temos uma atual gestão que lidera o ranking de operações enquanto o prefeito lidera o ranking de negatividade com a população”.

Para o parlamentar Luiz Fernando (Republicanos), todas essas operações são um verdadeiro vexame, comprovando os inúmeros calotes promovidos pelo prefeito. “Mais uma operação, chegando quase a 20º operação, quase 15 delas dentro da saúde pública de Cuiabá é algo vexatório, é algo inescrupuloso”.

Além disso, o vereador também demonstrou preocupação com o próximo candidato que vai administrar a prefeitura da capital, visto que Emanuel está em seu segundo mandato e não pode mais concorrer ao mesmo cargo. “Nós temos inúmeros nomes que já estão se colocando como pré-candidato, vai assumir uma gestão extremamente desgastada e com um rombo muito grande do prefeito Emanuel Pinheiro”.

Mesmo diante de todas essas críticas, há também quem defenda o gestor, apontando inclusive que a maioria das investigações contra ele foram arquivadas. Esse foi o posicionamento de Luis Cláudio (PP), que se diz favorável às operações, mas acredita que o problema é geral e não exclusivo do órgão municipal.

“Todas essas operações não chegaram ao prefeito Emanuel Pinheiro, elas estão sob responsabilidade dos órgãos de controle. [...] Não há indícios contra o gestor principal da capital, que é o prefeito Emanuel Pinheiro. Mesmo com todo esse tempo de investigação dessas operações, muitas delas foram arquivadas”, comentou.

Operação "Raio X"

Deflagrada nessa quinta-feira (23), a operação investiga e apura irregularidades na Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá na contratação de serviços de raio-X e ultrassonografia. Os indícios de irregularidades estariam relacionados a um processo licitatório estimado em R$ 2,6 milhões promovido pela pasta em 2022.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet