Cuiabá, domingo, 28/04/2024
12:33:15
informe o texto

Notícias / Geral

04/12/2023 às 08:01

MUDANÇA NOS BIOMAS

Pantanal pode ‘diminuir’ com aumento de eventos climáticos intensos

Períodos de seca serão cada vez mais longos, afirma a pesquisadora Ana Paula Paes, meteorologista e doutora em eletricidade atmosférica pelo INPE

Jardel P. Arruda

Pantanal pode ‘diminuir’ com aumento de eventos climáticos intensos

Foto: Reprodução Instagram

Os eventos climáticos extremos, como secas prolongadas, aumento das tempestades e ondas de calor são uma realidade que se tornarão cada vez mais frequentes no cotidiano global e Mato Grosso não fica de fora disso. Como consequência, o aumento do período de seca deve impactar o Pantanal, que deve diminuir em área alagada.

A avaliação é da pesquisadora Ana Paula Paes, meteorologista e doutora em eletricidade atmosférica pelo INPE, especialista em eventos climáticos extremos, que palestrou na terça-feira (28) no I Painel Mato Grosso sobre o Clima, em Cuiabá.

“Com a redução do volume de chuva em alguns períodos e aumento da temperatura é possível ter alterações nos biomas. [...] No Pantanal, que a gente tem esse problema de seca, é muito provável que isso se mantenha no clima do futuro. E a gente precisa se adaptar, esse é o novo normal climático”, disse a pesquisadora.

Em 2020, o Pantanal passou por uma seca ampliada que culminou em incêndios florestais com a queimada de mais de 2 milhões de hectares. Este ano, 2023, o bioma passou por outra queimada, desta vez em novembro, quando normalmente já começou o período de chuvas, e teve mais de 1 milhão de hectares destruídos pelas chamas.

Com o aumento do período de secas e uma eventual diminuição de chuvas na bacia do Alto Paraguai, a área alagada do Pantanal tende a reduzir e com isso também podem aumentar as chances de queimadas.

“A tendência já comprovada cientificamente por pesquisadores nacionais e internacionais é que a gente tem um agravamento onde tem seca, a seca vai ser mais intensa. Onde tem chuva, a chuva será mais intensa”, resume Ana Paula.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet