Cuiabá, domingo, 28/04/2024
16:52:09
informe o texto

Notícias / Política

29/11/2023 às 08:28

SESSÃO LONGA

Deputados apreciam mais de 50 vetos nesta quarta para destravar pauta na AL

Os parlamentares também devem estabelecer novo calendário de votação para LOA, que pode ficar para janeiro

Jardel P. Arruda

Deputados apreciam mais de 50 vetos nesta quarta para destravar pauta na AL

Foto: ALMT

Deputados estaduais apreciarão 54 vetos do governador Mauro Mendes (União) na sessão desta quarta-feira (24). A ideia é limpar a pauta de vetos para poder seguir com as votações do projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) e outras propostas para poder encerrar as atividades legislativas no dia 15 de dezembro.

“Nós queremos fazer uma sessão de quarta-feira especial para votar, pra ver se a gente consegue votar pelo menos 50 dos 60 que tem”, comentou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), à imprensa esta semana.

Os parlamentares também devem definir o novo calendário de votação da LOA no Colégio de Líderes, antes do início da sessão ordinária, de acordo com a resposta da Casa Civil, sobre quando retornará o projeto para a Assembleia Legislativa. A tendência é que o início das votações atrase devido a essa reunião.

A perspectiva é de que seja necessário marcar alguma reunião em janeiro para concluir a votação, visto que são necessárias a realização de audiências públicas e abertura de prazo para apresentação de emendas ao projeto.

Vetos que podem cair

A apreciação dos vetos 67/2023 e 112/2023 tem expectativa de terminar com a derrubada da decisão do governador. O primeiro trata-se do veto total ao projeto de lei que prevê a doação para agricultura familiar de tratores e maquinários apreendidos em decorrência de crimes ambientais. A proposta é de co-autoria dos deputados Wilson Santos (PSD) e Gilberto Cattani (PL).

Outra discussão que deve acabar na derrubada do veto é quanto à padronização dos garrafões de água mineral, para evitar que as grandes empresas monopolizem o comércio retirando de circulação embalagens diferentes das suas. A proposta é de co-autoria dos deputados Diego Guimarães (Republicanos), Janaina Riva (MDB) e Elizeu Nascimento (PL).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet