Cuiabá, domingo, 28/04/2024
05:10:09
informe o texto

Notícias / Política

12/12/2023 às 11:26

ESTRATÉGIA

Temendo a reprovação, vereador retira processante de pauta e apresenta mais um pedido de cassação contra o prefeito

A estratégia do vereador é apelar para a defesa constitucional da função do vereador

Kamila Arruda

Temendo a reprovação, vereador retira processante de pauta e apresenta mais um pedido de cassação contra o prefeito

Foto: Câmara de Cuiabá

A fim de evitar o arquivamento de mais um pedido de cassação contra o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), o vereador Felipe Correa (Cidadania) pediu a retirada de pauta do requerimento de sua autoria, que estava previsto para ser votado na sessão ordinária desta terça-feira (12).

O documento pedia a abertura de uma comissão processante contra o gestor municipal, tendo em vista o parecer emitido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), o qual recomenda a reprovação das contas do município referente ao ano passado.

Felipe pretende incluiu no processo o acórdão da Corte de Contas sobre a reprovação das contas de Pinheiro. Além do mais, ele já sentia que o pedido seria rejeitado pelo plenário tendo em vista a movimentação dos vereadores da base governista. Até mesmo o vereador Renivaldo Nascimento (PSDB), deixou a Secretaria de Meio Ambiente para retornar ao Legislativo Municipal e participar da votação.

Paralelo a isso, Felipe Corrêa apresentou um novo pedido de cassação. Desta vez, com base no artigo 111º da Lei Orgânica do município, o qual determina prazos e punições ao chefe do poder Executivo, em caso de não responder requerimentos de informações solicitado por vereadores.

A estratégia do vereador é apelar para a defesa constitucional da função do vereador. “Todos nós vereadores temos vários requerimentos sem resposta, tenho certeza absoluta. Ou seja, impedindo os vereadores de cumprir a função dele. Existe uma lista de requerimento sem resposta que a Prefeitura ao não responder impede eu e meus caros colegas de cumprir o nosso papel”, argumentou.

Segundo o vereador, ao não responder os requerimentos pedindo informações, o prefeito está cometendo crime político-administrativo, uma vez que está impedindo os parlamentares de cumprir com a sua função constitucional que é fiscalizar os atos do Executivo.

“Vamos ler esse requerimento na quinta-feira e, provavelmente, votar na terça, e desta vez será em defesa do cumprimento do nosso papel constitucional de fiscalizar. Na sequência, voltaremos para esse plenário para votar a processante sobre as contas. Eu vim aqui para ser eficaz, não vim aqui para fazer jogo. Nós vamos derrubar esse prefeito”, completou Felipe.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet