Cuiabá, sábado, 27/04/2024
06:51:07
informe o texto

Notícias / Geral

20/12/2023 às 09:28

SESSÃO AO VIVO

OAB escolhe nesta quarta seis nomes para disputarem a vaga de desembargador do TJ;​acompanhe

Lista sêxtupla será remetida ao Tribunal de Justiça antes da escolha do governador Mauro Mendes; 17 candidatos na disputa

Da Redação - Renan Marcel/ Reportagem local - Paulo Henrique Fanaia

OAB escolhe nesta quarta seis nomes para disputarem a vaga de desembargador do TJ;​<Font color=Orange>acompanhe </font color>

Foto: Paulo Henrique Fanaia/Leiagora

A Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso realiza na manhã desta quarta-feira (20) sessão plenária especial de escolha da lista sêxtupla para a vaga de desembargador destinada à advocacia pelo Quinto Constitucional. Disputam o cargo do Tribunal de Justiça 17 advogados, sendo cinco mulheres e 12 homens. 

A sessão julgará primeiro os recursos das candidaturas que foram indeferidas. Segundo a presidente da instituição representativa, são apenas dois recursos. Depois dessa votação, será iniciado o processo de arguição dos candidatos, que terão três minutos para se apresentarem ao Conselho da OAB, e mais três minutos cada para responder aos questionamentos dos conselheiros da Ordem. 

"Os três mais votados homens e as três mais votadas e não havendo na primeira rodada o número necessário [de votos] para que o candidato seja aprovado, nós seguiremos para a segunda rodada. É necessário que o candidato tenha 50% dos votos mais 1", explicou Gisela Cardoso em coletiva à imprensa. Além dos 33 conselheiros, também participam da votação a diretoria da OAB, composta por cinco membros, e mais dois membros honorários. Ou seja, o candidato precisa de 21 votos. 

Conforme a presidente, a Ordem espera ter o resultado da votação, ou seja, os seis nomes da lista até o final da tarde. O documento será enviado ao Tribunal de Justiça que, antes de remeter ao governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), fará uma nova triagem, deixando apenas 3 dos seis nomes para a escolha de Mauro. "A escolha do desembargador pelo Quinto Constitucional é um momento histórico e importante, porque mostra a força da advocacia . E esta é a finalidade do Quinto: que os tribunais tenham o olhar e a voz de um membro da advocacia", completou Gisela. 

Os 17 advogados e advogadas começaram a serem arguidos no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso em Cuiabá. 

Os juristas terão um prazo de 3 minutos para se apresentarem e dizer porque são qualificados para o cargo de desembargador do Tribunal de Jistica de Mato Grosso. Após este prazo, uma banca formda por três advogados terao mais tres minutos para fazer perguntas para os candidatos.

A tensão dos candidatos é imensa.



Veja os nomes que disputam a vaga de desembargador no TJ:

Candidatas a lista sêxtupla:

ANA LUCIA RICARTE
DINARA DE ARRUDA OLIVEIRA
GLAUCIA ANNE KELLY R. DO AMARAL
JULIANA ZAFINO I. FERREIRA MENDES
TANIA REGINA DE MATOS

Candidatos a lista sêxtupla

ABEL SGUAREZI
ANTONIO EDUARDO DA COSTA E SILVA
ARMANDO BIANCARDINI CANDIA
CARLOS ODORICO DORILEO R. JUNIOR
FLAVIANO KLEBER TAQUES FIGUEIREDO
HELIO NISHIYAMA
IZONILDES PIO DA SILVA
JORGE HENRIQUE FRANCO GODOY
JOSE LUIZ DE AGUIAR BOJIKIAN
MARCOS SOUZA DE BARROS
MARDEN ELVIS FERNANDES TORTORELLI
VALERIO DE OLIVEIRA MAZZUOLI
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet