Cuiabá, sábado, 20/07/2024
15:53:26
informe o texto

Notícias / Geral

05/01/2024 às 17:29

EDUCAÇÃO DO FUTURO

'Mato Grosso está na vanguarda do que a educação brasileira precisa ser', afirma diretor da FGV

Avanços no ensino do Estado foram destaque na posse dos novos gestores escolares

Leiagora

'Mato Grosso está na vanguarda do que a educação brasileira precisa ser', afirma diretor da FGV

Foto: Ricardo Cruz/Seduc-MT

Durante o evento de posse dos novos diretores, coordenadores pedagógicos e secretários das escolas estaduais de Mato Grosso, realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, nesta quinta-feira (04.01), o diretor de desenvolvimento de gestão pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV), José Henrique Paim Fernandes, afirmou que o Estado está na vanguarda da educação brasileira. 

“Em parceria com a FGV, Mato Grosso implantou a cultura de avaliação e de acompanhamento por meio do uso de tecnologia, que garante que cada professor tenha resultados dos estudantes dentro de 48 a 72 horas para construir seu plano de intervenção. Esse grande passo coloca o Estado de Mato Grosso na vanguarda do que a educação brasileira precisa ser e o torna uma grande referência nacional”, ressaltou. 

O governador Mauro Mendes ressaltou a responsabilidade desses profissionais em cuidar do investimento público, manter as escolas funcionando adequadamente e articular as políticas educacionais.

“Gestão é tudo. Quando você faz uma boa gestão dentro de casa, numa empresa, num Estado, num país ou num município, ela dá resultados. E as nossas unidades educacionais vão precisar de bons gestores para que cuidem bem do dinheiro que vai ser colocado lá, para manter a escola, para colocar as tecnologias à disposição em funcionamento, para garantir a correta articulação entre todas as políticas que nós temos. Tudo isso para que a educação seja um sucesso”. 

Mauro afirmou aos novos gestores que o padrão de qualidade empregado na infraestrutura das novas escolas estaduais construídas é um marco em Mato Grosso e expressou seu desejo para que isso seja uma referência aos futuros gestores estaduais. 

“Estamos construindo cinco grandes escolas em Cuiabá e Várzea Grande, e em breve outras no interior. Aqui na capital, muitas escolas particulares não contam com a mesma qualidade que iremos entregar”, disse. 

O governador relembrou sua vida escolar em escolas públicas durante a juventude e uma promessa feita quando ainda era candidato a prefeito de Cuiabá.

“Eu sou filho das escolas públicas. E eu me lembro que quando estava fazendo palanques durante minha candidatura a prefeito de Cuiabá, eu prometi para o meu filho, que na época deveria ter uns 10 anos, que se eu fosse entrar na vida política eu queria oferecer a mesma qualidade das escolas particulares para as escolas públicas. Então vocês podem ter certeza, de tudo que nós estamos fazendo e iremos fazer ao longo desses oito anos, o que vai me dar mais orgulho serão os resultados que nós iremos construir na educação”, finalizou. 

Durante a apresentação dos resultados de aprendizagem em Mato Grosso, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, enfatizou a parceria entre as Secretarias de Educação e de Segurança Pública na implementação do Núcleo de Inteligência e Segurança Escolar (Nise), que irá iniciar o processo de reconhecimento facial em 2024. 

“Este ano, nós vamos iniciar o processo de reconhecimento facial para verificar a presença dos alunos e dos profissionais, que vai facilitar muito a vida nas escolas. Em fevereiro, nossos estudantes irão receber os kits escolares, fruto da dedicação de uma equipe que não parou no Natal e no Ano Novo. É assim que se faz educação, com muito amor e esforço para alcançar grandes resultados”.

Com mais de dois mil gestores empossados, aprovados em exame de seleção para o ano letivo de 2024, o evento marcou o início de um ciclo formativo de dois dias. O objetivo é desenvolver ações coordenadas de qualificação para os respectivos cargos, garantindo a integração da gestão educacional e o fortalecimento das lideranças escolares para os próximos dois anos. 

Estiveram presentes na posse dos novos gestores escolares: a senadora Margareth Buzetti, o deputado Federal Abilio Brunini, os deputados estaduais Max Russi e Paulo Araújo, o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, além da equipe técnica da secretaria de Educação.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet