Cuiabá, domingo, 28/04/2024
20:05:44
informe o texto

Notícias / Geral

08/01/2024 às 10:40

QUALIFICAÇÃO

Professores da rede estadual recebem capacitação sobre educação empreendedora

Uma palestra com a ex-jogadora Hortência foi realizada para 2.500 profissionais empossados pela Seduc

Leiagora

Professores da rede estadual recebem capacitação sobre educação empreendedora

Foto: Assessoria

Em uma parceria entre o governo Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso), os professores da rede estadual de ensino serão capacitados com o programa ‘Educação Empreendedora’, para fortalecer o ensino mato-grossense.

Os 2.500 profissionais da educação, entre diretores, coordenadores pedagógicos e secretários escolares que tomaram posse para atuarem no quadriênio 2024-2028 nas escolas estaduais, receberam a primeira capacitação ofertada pelo Sebrae, com uma palestra da campeã mundial do basquetebol brasileiro, Hortência Marcari.

O evento registrou a participação de mais de 3 mil pessoas e contou com a presença do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, além secretários de Estado, senadores, deputados estaduais e federais, vereadores, além de professores e a comunidade escolar.

Após a cerimônia de posse, Hortência palestrou sobre ‘Lições de uma vida: estratégia, valores e atitude de uma campeã’, focada em liderança e formação de equipes. 

A medalhista olímpica falou sobre estratégias que ela adotou para conquistar o topo. “Eu falo primeiro sobre a preparação individual que as pessoas têm que fazer para conquistar o seu melhor, e depois eu entro na parte do trabalho de equipe. Porque por mais que você faça algo sozinha, você sempre precisa da ajuda de alguém. Então eu basicamente começo falando sobre o individual e termino falando sobre a importância do coletivo”, explicou a campeã.

Além de mulher de sucesso, ela é uma atleta renomada, jogadora de basquete, dirigente esportiva, comentarista e palestrante. Hortência colecionou ao longo da carreira inúmeros títulos e vitórias, com três medalhas dos Jogos Panamericanos (ouro, prata e bronze). Sem falar que é a maior pontuadora da história Seleção Brasileira de Basquete Feminino (3.160 pontos em 127 partidas oficiais).

Educação Empreendedora

O tema trazido pela atleta vem ao encontro do propósito do Sebrae/MT em propagar a educação empreendedora pelo estado, fortalecendo o espírito empreendedor dentro da comunidade escolar, com exemplos de como fazer um planejamento, lidar com a pressão do dia a dia e ter clareza das metas e objetivos que pretende alcançar.

“A gestão que nós atletas fazemos durante a nossa carreira tem muito da gestão que um empreendedor faz para realizar o seu negócio. Porque não é fácil atingir o sucesso, é preciso ter muito foco para não desistir. E essa força interna eu tive, e quero passar para as pessoas que estão me ouvindo, que serve para empreendedores, para diretores e professores como é o caso do evento de hoje, pessoas que coordenam equipes e que tem objetivos a serem alcançados”, disse Hortência.

A qualificação dos professores ocorreu de 4 a 6 de janeiro. De acordo com o gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae, Sandro Rossi, neste ano, a instituição pretende ampliar as ações nos municípios, promovendo a educação empreendedora em escolas municipais, estaduais, particulares, com o desafio de trabalhar com o público escolar, levando conhecimento aos professores, coordenadores e alunos.

“Estamos com uma parceria com a Seduc e os municípios que estão no programa ‘Cidade Empreendedora’ para ampliarmos essa participação da educação que transforma. Uma vez que nós falamos de educação empreendedora, não é apenas sobre o jovem abrir um negócio, mas sobre uma mudança de entendimento. Estamos falando em comportamentos empreendedores que esse jovem vai ter dentro do mercado de trabalho, como que ele vai se comportar, seja ele um empregado ou um futuro empregador. Então o Sebrae/MT tem o desafio de participar ativamente da transformação desse jovem porque ele é o futuro de amanhã e tem que estar preparado”, falou o gerente.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet